Poste aqui o esboço do projeto elaborado pela dupla.

Página 1 de 2 1, 2  Seguinte

Ir em baixo

Poste aqui o esboço do projeto elaborado pela dupla.

Mensagem  Lucelio Seixas em Ter 10 Ago - 14:23:30

Aqui será postado a conteúdo produzido pela dupla referente ao projeto de Aprendizagem Integrado.
avatar
Lucelio Seixas
Admin

Mensagens : 18
Data de inscrição : 03/07/2010
Idade : 34
Localização : Ibititá

http://capacitacaoproinfo.blogspot.com

Voltar ao Topo Ir em baixo

Modernísmo

Mensagem  cidaneiva em Ter 24 Ago - 20:44:05

Projeto – PROINFO
Justificativa
A Escola Benjamim Soares dos Santos Filho é uma escola situada no povoado de Lagoa da Pedra com um alunado de Ed. Infantil ao nono ano e assim fez-se necessário desenvolver um projeto para os alunos de 5ª a 8ª série a fim de trabalhar com o projeto proposto pela Secretaria de Educação para o desfile cívico de 7 de setembro, com o tema: Letras e tintas o Brasil através das artes, onde desenvolvemos um subprojeto com a temática modernista no Brasil, o qual é uma corrente artística que surgiu na ultima década do século XIX, como resposta as conseqüências da industrialização, revalorizando a arte e a sua forma de realização; o nome deste movimento deve-se a loja que o alemão Bing, o qual abriu uma loja em Paris no ano de 1895.
Objetivo geral
Proporcionar ao aluno, meios para que ele compreenda o movimento literário moderno no contexto da Literatura brasileira.
Objetivo específico
Compreender como surgiu este movimento literário.
Conhecer os principais autores desta época.
Analisar as principais obras literárias dos autores que se destacaram.
Estudar a biografia de autores que se destacaram nesta época.
Conhecer as principais obras de arte deste movimento.

Desenvolvimento

1º passo – Estudo individual do tema proposto.
2º passo – Resumo do estudo feito.
3º passo – Estudo de biografia dos principais autores, que se destacaram na época.
4º passo – Realizar estudo das obras literárias desta fase.
5º passo – pesquisar e conhecer as principais obras de arte deste contexto literário.

Avaliação

Através de apresentação dos trabalhos propostos como:
Produção de texto
Leitura e comentário sobre o resumo
Relatório individual das aulas

Referências bibliográficas




Cida e Dermir

cidaneiva

Mensagens : 5
Data de inscrição : 20/07/2010

Voltar ao Topo Ir em baixo

Projeto- Lendo através das lendas

Mensagem  zuleide em Ter 24 Ago - 21:46:07

Justificativa: O folclore é um
dos principais fatores de identificação de um povo e de sua
nacionalidade." Toda pessoa é um produtor de cultura, e portanto, um
portador de folclore." Imbuídos neste sentimento, buscaremos
trabalhar a leitura e a escrita, através dos textos folclóricos com ênfase nos
contos e lendas, com intuito de resgatar tais saberes culturais dos diferentes
povos, que são transmitidos de geração a geração, através da oralidade.

Objetivos específicos:

* Desenvolver habilidade de pesquisa;
* Fomentar o gosto pela arte pictórica:
*Desenvolver o gosto pela leitura e escrita;
*Respeitar a cultura dos diferentes povos:
*Dramatizar as histórias trabalhadas;

Atividades propostas:




* Produção de murais;
* Reescrita de textos:
* Desenho e pintura;
*Leitura e interpretação de textos;
* Caça-palavras
* Cruzadinhas
* Produção de textos...
* Situações Problemas envolvendo as quatro operações;


Lendas trabalhadas:




* O curupira
* A Iara
* O Boto cor de Rosa
* O lobisomem
* O Saci
* A mula- sem -cabeça
* A Vitória -Régia



Avaliação: Será realizada durante toda a trajetória do projeto em consonância com os objetivos propostos.



CULMINÂNCIA: Apresentação no 7 de setembro em desfile pelas ruas da cidade.

Projeto elaborado e desenvolvido por Noelma Rocha e Zuleide Nunes nas Escolas
Luiz Viana Filho e Hermano Marques Dourado, nos 3º e 4º anos das referidas
escolas.

zuleide

Mensagens : 5
Data de inscrição : 21/07/2010
Idade : 48
Localização : Ibititá-BA

Voltar ao Topo Ir em baixo

Projeto desenvolvido por Adeilton e Orlando.

Mensagem  adeilton frança (Deinho) em Qua 25 Ago - 21:51:23

ESCOLA MUNICIPAL RUI BARBOSA
LAGEDÃO- IBITITÁ –BAHIA

PROJETO: SALA DE LEITURA

TEXTOS: ZIRALDO ALVES PINTO


APRESENTAÇÃO
O projeto de leitura surgiu da reflexão da equipe da Escola Municipal Rui Barbosa, com o intuito de elevar o nível de leitura dos nossos alunos nos aspectos qualitativos e quantitativos, já que em muitos casos a escola é o único local onde os alunos têm contato com a leitura, também contribuir com a ampliação do acervo cultural e intelectual dos estudantes e com a satisfação pelo ato de ler. Tendo em vista que: “a escola não pode compensar as injustiças e as desigualdades sociais que nos assolam, mas pode fazer muito para evitar que sejam acirradas em seu interior. Ajudar os alunos a ler, a fazer com que se interessem pela leitura, é dotá-los de um instrumento de aculturação e de tomada de consciência cuja funcionalidade escapa dos limites da instituição.” (Daniel Penac)

JUSTIFICATIVA

Entendemos a escola como um espaço privilegiado para a apropriação, disseminação e construção do conhecimento para a formação da cidadania, e que a sua função social é proporcionar igualdade de condições aos indivíduos para que eles se desenvolvam plenamente nos aspectos cognitivo, afetivo, moral e ético. Com esse entendimento elegemos como objetivo elevar o nível acadêmico dos nossos alunos por meio do processo de leitura e escrita.
Para tanto o nosso projeto se justifica em proporcionar aos nossos alunos momentos de leitura de forma divertida e com domínio sobre a mesma, também por apresentar um dos grandes autores brasileiros Ziraldo Alves Pinto.

OBJETIVO GERAL:
• desenvolver a habilidade de leitura.

OBJETIVOS ESPECIFICOS:
• Promover um maior índice de leitura pelos alunos;
• conhecer as grandes obras de Ziraldo;
• Desenvolver no aluno o hábito da leitura;
• Desenvolver oralidade através do reconto;
• Desenvolver as habilidades de artes dos alunos
• Promover a interação, no trabalho em grupo;

DESENVOLVIMENTO
O projeto será desenvolvido durante todo o mês de agosto nas salas do 3º, 4º ano, onde a turma irá conhecer um pouco mais sobre o autor e suas obras e realizarão suas produções literárias e também artísticas já que iremos produzir material para ser apresentado no desfile de 7 de setembro.
Para tanto iremos utilizar algumas atividades que subsidiarão o desenvolvimento deste projeto:

 Apresentação do projeto;
 Música Saci-Pererê;
 Atividades lúdicas (jogo da memória, cruzadinha, caça-palavras.);
 Apresentação de vídeo (A Turma do Pererê);
 Biografia de Ziraldo;
 Confecção de cartaz ( com os personagens);
 Leitura de tirinhas;
 Reconto
 Listagem de personagens;
 Confecção de fantasias (Menino maluquinho e a Turma do Pererê).
Cronograma.
1ª semana. 09 a 13 de Agosto.
• Apresentação do projeto à turma;
• Vídeo (A Turma do Pererê)
• Biografia
2ª semana. 16 a 20 de Agosto.
• Leitura de tirinhas;
• Leitura de quadrinhos ( A Turma do Pererê);
• Reconto.
3ª semana. 23 a 27 de agosto.
• Leitura ( O Menino Maluquinho );
• Roda de leitura de tirinhas ( O Menino Maluquinho );
• Vídeo ( O Menino Maluquinho ).
• Confecção de máscaras dos personagens de Ziraldo que foram trabalhados no projeto, para o desfile de 7 de Setembro.
Avaliação.
A avaliação do projeto será de forma processual e contínua ao longo da realização das atividades, através do registro escrito e em fotos e vídeos.

Basketball Basketball Basketball Basketball Basketball Basketball


avatar
adeilton frança (Deinho)

Mensagens : 5
Data de inscrição : 21/07/2010
Idade : 37
Localização : Boa vista

Voltar ao Topo Ir em baixo

PROJETO: BRINCANDO COM OS BICHOS: TROVAS DE ELIAS JOSÉ

Mensagem  reinielma em Qui 26 Ago - 19:53:34

Professoras:
EDILÉIA MARTINS e REINIELMA DE SOUZA TEIXEIRA

Publico alvo:
Alunos do pré 2 e 1º ano do Ensino Fundamental I
Período para trabalhar o projeto: Quatro semanas


ESCOLA ARTUR DOURADO MATOS
POVOADO DE PEDRA LISA- IBITITÁ- BAHIA

JUSTIFICATIVA:
A leitura é imprescindível na vida das pessoas, embora em virtude de não desenvolver o hábito da leitura, os alunos encontram dificuldades nesse contexto, o que causa preocupação pelo fato da leitura assumirem certo destaque no processo de aprendizagem.
É por meio da leitura que o aluno desperta para a interpretação dos fatos e ainda sente-se estimulado para desenvolver a aprendizagem, posto que leitura se encarrega de amadurecer o intelecto.
Sabemos que o individuo, através da leitura é capaz de transcender os livros, documentos ou registros e se inserir no contexto vivido. O leitor é visto como decodificador da letra, bastara decifrar para acontecer a leitura.
Convivemos com um déficit enorme de aquisição de leitura por parte dos alunos das séries iniciais e também a falta de interesse em ler livros literários por prazer. Quando acontece a leitura é apenas por obrigação exigido pelo professor.
Portanto,cabe nós educadores reverter essa situação partindo do espaço escolar. Sendo assim, nós professores da Escola Artur Dourado Matos resolvemos trabalhar o projeto de leitura e escrita com os alunos de 5 e 6 anos tendo como base as trovas de Elias José do livro LUA NO BREJO, objetivando o avanço na leitura e escrita.

OBJETIVOS ESPECÍFICOS:


  • Desenvolver a leitura e escrita;
Descobrir o prazer que a leitura propicia;
  • Reconhecer outros tipos de textos;
Destacar as semelhanças e diferenças entre textos diferentes;
  • Compreender a função dos vários textos;
Desenvolver a compreensão e interpretação dos textos.


ETAPAS PREVISTAS:

  • Apresentação do projeto para os alunos, escola e comunidade local;
Levantamento dos conhecimentos prévios dos alunos;
  • Desenvolvimento do projeto;
Avaliação continua;
  • Culminância do projeto: DESFILE DE SETE DE SETEMBRO.

    ATIVIDADES:

    O projeto será interdisciplinar ou seja, abrangerá todas as disciplinas, mas as principais atividades serão de Língua Portuguesa tais como:

Leituras de textos diversos;
  • Interpretação de textos;
Cruzadinhas;
  • Textos lacunados;
Caça-palavras;
  • Ditado de palavras ilustradas;
Palavras lacunadas;
[list][*]Escrita de textos.
:l
lol! lol! lol! [list=1][*]
avatar
reinielma

Mensagens : 7
Data de inscrição : 22/07/2010

Voltar ao Topo Ir em baixo

BIOGRAFIA DE ELIAS JOSÉ

Mensagem  reinielma em Qui 26 Ago - 20:38:27

[justify]
BIOGRAFIA

Elias José nasceu em Santa Cruz da Prata, distrito do município de Guaranésia, Minas Gerais, em 25 de agosto de 1936. Além de escritor, Elias José é professor aposentado de Literatura Brasileira e de Teoria da Literatura na Faculdade de Filosofia de Guaxupé (FAFIG), tendo atuado também como vice-diretor, diretor e coordenador do Departamento de Letras e como professor de Língua Portuguesa e Literatura Brasileira na Escola Estadual Dr. Benedito Leite Ribeiro.

Elias José estreou em livro com “A Mal-Amada”, em 1970, com apoio de Murilo Rubião, que reunia contos publicados em suplementos literários do Rio de Janeiro, São Paulo, Minas Gerais e Portugal. Antes disso, já tinha conquistado o segundo lugar no Concurso José Lins do Rego da Livraria José Olympio Editora, em 1968.

Em 1971, publicou “O Tempo”, “Camila”, “Minicontos”. Em 1974, “Inquieta Viagem no Fundo do Poço” e “Contos”, ambos na Imprensa Oficial, sendo que este último ganhou o Prêmio Jabuti da Câmara Brasileira do Livro (CBL) como Melhor Livro de Contos de 1974 e o prêmio Governador do Distrito Federal como Melhor Livro de Ficção de 1974.

Elias José tem contos e poemas traduzidos e publicados em revistas literárias e antologias de autores brasileiros no México, Argentina, Estados Unidos, Itália, Polônia, Nicarágua e Canadá. Já foi várias vezes selecionado pela Fundação Nacional do Livro Infantil e Juvenil (FNLIJ) para representar o Brasil em feiras de livros internacionais. Jurado de vários concursos literários, ministra cursos, oficinas e palestras, tendo participado de vários congressos de educação, lingüística e literatura.


Caixa Mágica de Surpresa

Um livro
É uma beleza
É caixa mágica
Só de surpresa...



Tem Tudo a Ver


A poesia
tem tudo a ver
com tua dor e alegrias,
com as cores, as formas, os cheiros,
os sabores e a música
do mundo.

A poesia
tem tudo a ver
com o sorriso da criança,
o diálogo dos namorados,
as lágrimas diante da morte,
os olhos pedindo pão.

A poesia
tem tudo a ver
com a plumagem, o vôo e o canto,
a veloz acrobacia dos peixes,
as cores todas do arco-íris,
o ritmo dos rios e cachoeiras,
o brilho da lua, do sol e das estrelas,
a explosão em verde, em flores e frutos.

A poesia
— é só abrir os olhos e ver —
tem tudo a ver
com tudo.


Elias Jose
avatar
reinielma

Mensagens : 7
Data de inscrição : 22/07/2010

Voltar ao Topo Ir em baixo

O QUE É TROVA?

Mensagem  reinielma em Qui 26 Ago - 20:48:57

Trova literária é a composição de quatro versos, em que o primeiro rima com o terceiro e o segundo rima com o quarto verso, com sete sílabas poéticas cada um (redondilha maior) e sentido completo, ou seja, deve encerrar, em si, elementos que permitam sua perfeita compreensão pelo leitor. A trova literária, estima-se, é praticada no Brasil por, aproximadamente, 1.000 poetas que, invariavelmente, compõem outras modalidades de poesia, bem ainda, contos, crônicas e romances. A produção de uma trova costuma vincular-se a concursos realizados em todo o território nacional (em geral, um por ano) nas cidades que os patrocinam.

. Existem Trovas Folclóricas (Trovas Populares, passadas de pai para filho) e as Literárias. Trovar entre os Jovens do Sul do Brasil e assediar ou "cantar" uma Garota. Trovar no Nordeste é fazer Repente, Versos de Improvisos. No Rio Grande do Sul Trovar é fazer versos ao som da Concertina (Sanfona).

[/justify]Laughing Laughing Laughing Laughing Laughing Laughing
[/color]
avatar
reinielma

Mensagens : 7
Data de inscrição : 22/07/2010

Voltar ao Topo Ir em baixo

Projeto Mauricio de Sousa

Mensagem  geruditerocha em Sab 28 Ago - 15:36:28

[[justify]justify]
Projeto: Mauricio de Souza:A turma da educação infantil em: primeiros passos na construção da linguagem oral e produção textual dos alunos do grupo três da CRECHE MÃE DU, através das histórias em quadrinhos da turma da Mônica.

PROFESSORAS: Gerudite Maria Rocha e Sirlene Paiva.

RESUMO
Mauricio de Souza nasceu no Brasil, no estado de São Paulo, na cidade de Santa Isabel,em outubro de 1935. Seu pai Antônio Mauricio de Souza era poeta e barbeiro. A mãe, Petronilha Araújo de Souza, poetisa. Com poucos meses, Mauricio foi levado pela família para a cidade de Mogi das Cruzes, onde seu pai trabalhou em estações de rádio algumas vezes.
Mauricio de Souza foi reportér policial da folha da manhã de São Paulo, até criar as tiras do Bidu e do Franjinha, em 1959. A partir daí, surgiu a turma da Mônica, que cresceu e conquistou crianças e adultos de todo Brasil e de outros países como Itália e Japão.
MÔNICA: É a melhor amiga de Magali. Mônica é baixinha,dentuça e com um pouco de excesso de peso. Apesar de ser estressada, ela é atenciosa, sensível e tímida.
CEBOLINHA: O principal amigo e 'adversário' da Mônica. Adora atanazar os amigos e possui apenas cinco fios de cabelo, além de ter dislalia (troca o "R" por "L"), Cebolinha é bem brincalhão e sapeca, mas tem uma atitude bem mais séria do que a do seu amigo Cascão. Seu estilo musical favorito é Rock.
CASCÃO: Devido ao seu medo irracional de água, até onde se sabe, nunca tomou banho na vida. É o melhor amigo do cebolinha. Seus estilos musicais favoritos são Pagode e Pop.
MAGALI: É a melhor amiga de Mônica. É reconhecida pelo seu apetite voraz. Sua comida predileta é a melancia. Sua indumentária é um vestidinho amerelo e, assim como a Mônica eo cascão, não usa sapatos, deixando a mostra seus pés sem artelhos. Magali tem seu próprio título, onde aparecem também histórias de seu gato de estimação, chamado de Mingau.

APRESENTAÇÃO: Esse projeto visa compreender como as histórias em quadrinhos da turma da Mônica contribuem para o processo de ensino-aprendizagem da leitura e escrita, dos alunos do grupo três da creche Mãe Du, do município de Ibititá-Ba.
O texto apresenta os objetivos:geral e específicos, onde busca-se analisar como as histórias em quadrinhos ajuda a contextualizar o ensino da língua tanto escrita quanto falada.
A seguir discorremos sobre a justificativa, onde explicita-se que escolhemos este tema, por despertar nas crianças um maior interesse em ouvir, falar e discutir a cerca das questões que são lidas nos livros, revistas e gibis da turma da Mônica.
A metodologia traz, as etapas previstas e a maneira como o projeto será trabalhado. Apresentamos também quais as disciplinas que serão trabalhadas no projeto:Maurício de Souza: A turma da educação infantil em: Primeiros passos na construção da linguagem oral e produção textual dos alunos do grupo três da Creche Mãe Du, através das histórias em quadrinhos da turma da Mônica, bem como os recursos que serão utilizados.
Exibiremos também os resultados obtidos, explicitando o que foi estudado, aprendido e compreendido pelos discentes, observando quais avanços foram mais relevantes durante a apresentação do projeto.
Para encerrar o trabalho serão expostas as referências.

OBJETIVO GERAL
Compreender como as histórias em quadrinhos da turma da Mônica contribuem para o processo de ensino-aprendizagem da leitura e escrita.

OBJETIVOS ESPECÍFICOS
*Entender como as histórias em quadrinhos ifluenciam no conhecimento da aprendizagem;
*Compreender como a aplicação de projetos voltados para a leitura e a escrita valoriza o conheciento do aluno;
*Analisar como as histórias em quadrinhos ajuda a contextualizar o ensino da língua tanto escrita quanto falada.

JUSTIFICATIVA
Tendo em vista que as histórias em quadrinhos é um gênero textual muito apreciado pelas crianças e adultos é que decidimos desenvolver um projeto, onde busca-se compreender como esse gênero literário contribui na aquisição do aprendizado da escrita; no desenvolvimento do gosto pela leitura; bem como na prática da mesma.
Pretende-se ainda que as crianças divirtam-se ouvindo, falando, manuseando, desenhando o mundo dos quadrinhos, podendo assim conduzir este rico universo de palavras, textos e desenhos até as suas casas, possibilitando uma maior interação entre a escola e a comunidade que o indivíduo está inserido,conforme lê-se no livro Ensino Fundamental de Nove Anos:Orientações para inclusão da criança de seis anos de idade: "Um projeto pode desencadear outros e as diferentes formas de buscar as informações e de socializá-las - jornal, livro, exposições, feiras, etc. - permitem que os conhecimentos construídos coletivamente circulem, estendam-se à comunidade e vice-versa. Quando compreendidos de forma dinâmica, os projetos podem se tornar apostas coletivas de amplificação cultural", (2006, p.67).
Dessa forma aspira-se conduzir os discentes a uma aprendizagem mais significativa, de modo que haja uma socialização das ideias, uma troca de informações e que escola-comunidade-aluno-professor posam enfim caminhar de mãos dadas em total interdependência, aprendendo tanto dentro quanto fora do espaço escolar.

METODOLOGIA
Busca-se conhecer novas maneiras de compartilhar conhecimentos com os educandos, pensando nisso resolvemos implantar nas salas de aula um projeto voltado para as histórias em quadrinhos com o onjetivo de proporcionar momentos de interação entre ludicidade e aprendizagem.
Desse moda iniciaremos o projeto com um levantamento dos conhecimentos prévios dos alunos; textos informativos sobre o autor e os personagens; pesquisas, ilustrações, pinturas, quebra-cabeça, listagem, caça-palavras, leitura de imagem, jogo da memória, hábitos de higiene, alimentação, quntidades de letras nos nomes dos personagens e do autor, quantos são os personagens, quantos e quais são os brinquedos que aparecem, confecção de cartazes, construção de brinquedos. Sabe-se que as histórias em quadrinhos tende a elevar nos discentes o gosto pela leitura e escrita, bem como desenvolver a criatividade de forma lúdica e prazerosa. Conforme lê-se em educação através de histórias em quadrinhos e tirinhas: "Desde os pré-socráticos, é possível encontrar no pensamento filosófico reflexões sobre o belo do ponto de vista do conhecimento sensível, até chegar-se ao século xx, quando tais reflexões se desdobram, definindo proposta no campo da educação: Nesse momento, explicitamente, surgiram perspectivas pedagógicas que abordaram a relação arte/educação. Tais perspectivas centralizam a criatividade como ponto fundamental nos processos didático-pedagógicos, valorizando a importância da arte para o desenvolvimento de outras realizações do homem".
Desse modo espera-se que os alunos aprendam não somente um conteúdo escolar, mas que possa levá-lo para o convívio do seio familiar bem como para a sociedade em geral e quem sabe durante o desenvolvimento do projeto, nãose descubra novos Maurícios de Souza.

RECURSOS
Livros, revistas, lápis de cor, lápis, giz de cera, papel ofício, tinta, pincel, cartolina, duplex, papel metro, quadro, piloto, alfabeto móvel, DVD, hidrocor, câmera digital, celular, massa de modelar, e.v.a, borracha, apontador, cola, fita adesiva, televisão, xerox, tesoura, cola quente, pistola.

DISCIPLINAS A SEREM TRABALHADAS COM O PROJETO
Português ( leitura e escrita; formação de palavras; nomes próprios);
Ciências ( higiene; alimentação);
Artes ( desenhos; pinturas; cores; fabricação de brinquedos);
Matemática ( Quantidade; números).

REFERÊNCIAS
BRASIL. Ministério da Educação. Ensino fundamental de nove anos: orientações para a inclusão da criança de seis anos de idade / organização do documento: Jeanete Beachamp, Sandra Denise Pagel, Aricélia Ribeiro do Nascimento. Brasília: FNDE, estação gráfica, 2006.

Disponível em: <http://www.cbpf.br/~eduhp/html/projeto.htm acesso em 20 de agosto. Educação através de histórias em quadrinhos e tirinhas.

PINTO. Ziraldo Alves: 25 anos do menino maluquinho / Ziraldo; [ilustrações do autor]. - São Paulo: editora globo, 2006.


geruditerocha

Mensagens : 4
Data de inscrição : 22/07/2010

Voltar ao Topo Ir em baixo

Re: Poste aqui o esboço do projeto elaborado pela dupla.

Mensagem  Noelma em Dom 29 Ago - 21:55:12

LETRAS E TINTAS: O BRASIL ATRAVÉS DAS ARTES
Justificativa: O folclore é um dos principais fatores de identificação de um povo e de sua nacionalidade." Toda pessoa é um produtor de cultura, e portamto, um portador de folclore." Imbuidos neste sentimento, buscaremos trabalhar a leitura e a escrita, através dos textos folclóricos com ênfase nos contos e lendas, com intuito de resgatar tais saberes culturais dos diferentes povos, que são transmitindos de geração a geração, atravé da oralidade.

Objetivos específicos:

* Desenvolver habilidade de pesquisa;
* Fomentar o gosto pela arte pictórica:
*Desenvolver o gosto pela leitura e escrita;
*Respeitar a cultura dos diferentes povos:
*Dramatizar as histórias trabalhadas;

Atividades a ser desenvolvidas:


* Produção de murais;
* Reescrita de textos:
* Desenho e pintura;
*Leitura e interpretação de textos;
* Caça-palavras
* Cruzadinhas
* Produção de textos...
* Situações Problemas envolvendo as quatro operações;


Contos e Lendas
* O curupira
* A Iara
* O Boto cor de Rosa
* O lobisomem
* O Saci
* A mula- sem -cabeça
* A Vitória -Régia

CULMINÂNCIA: Apresentação no 7 de setembro em disfile pelas ruas da cidade.

Projeto elaborado e desenvolvido por Noelma Rocha e Zuleide Nunes nas Escolas Luiz Viana Filho e Hermano Marques Dourado, nos 3º e 4º anos das referidas escolas.
avatar
Noelma

Mensagens : 5
Data de inscrição : 21/07/2010
Localização : Ibititá

Voltar ao Topo Ir em baixo

Re: Poste aqui o esboço do projeto elaborado pela dupla.

Mensagem  reinielma em Seg 30 Ago - 17:05:16






Maroca: a vovó cocota


Vovó Maroca
toda cocota
toda vaidade
setenta anos
é mais pra frente
que muita gente
de pouca idade.

Vovó Maroca
se é calor
apanha a tanga
pega a motoca
vai pegar cor.

Vovó Maroca
se vai a festa
não se definha
não perde a linha
e ainda testa
o que é novidade
pra mocidade.

Vovó Maroca
se apruma
e se arruma
é um modelo
frente ao espelho.
Só “jeans” azuis
bata estampada
pouca pintura
e nada de tintura
no seu cabelo.

Vovó Maroca
não tem segredo.
E se há problema
só há um lema:
não ter medo
e enfrentar a vida
de cabeça erguida.

Elias José


Basketball Basketball Basketball Basketball
avatar
reinielma

Mensagens : 7
Data de inscrição : 22/07/2010

Voltar ao Topo Ir em baixo

Projeto Maurício de Sousa

Mensagem  dávylla em Seg 30 Ago - 17:13:09

PROJETO ELABORADO PELAS PROFESSORAS DÁVYLLA E LYLIANE
PÚBLICO ALVO- Educação Infantil , faixa etária- 4 anos.
TEMPO PREVISTO- 30 dias

TÍTULO- LETRAS E TINTAS: O BRASIL ATRAVÉS DAS ARTES.

TEMA- MAURÍCIO DE SOUSA.


APRESENTAÇÃO

É notável o conhecimento das histórias em quadrinhos da turma da mônica pelo público infantil,pensando nisso a presente proposta tem como finalidade trabalhar em sala de aula diferentes temas transversais e conteúdos.
Os personagens por serem também crianças influenciam e fazem com que os alunos se identifiquem com algum deles.
O contato com diversos tipos textuais é de grande importância para o ser humano desde a infância,através do mesmo auxilia no cognitivo da criança despertando-a para o ato de ler.

JUSTIFICATIVA

O presente trabalho tem por objetivo transformar o trabalho dos professores em sala de aula em uma maneira lúdica e prazerosa, no sentido de despertar para novas técnicas em relação ao processo de desenvolvimento cognitivo do educando.


OBJETIVOS

* Apresentar aos alunos a tragetória e vida de Maurício de Sousa;
* Levar o aluno a conhecer outro tipo de discurso, a história em quadrinho;
* Conhecer as características dos personagens;
* Desenvolver habilidades de leitura e escrita;
* Desenvolver a criatividade .

ATIVIDADES

-Apresentação do autor Maurício de Sousa, criações dos personagens;
-Confecção dos personagens principais que serão expostos no mural;
-Atividades de leitura e escrita;( cruzadão, cruzadinha, produção de textos,atividades de matemática, etc)
-Atividades de artes( pintura, colagem, dobradura, máscaras de eva);
-Atividades diária de leitura.

Através das características de cada personagem, será estudado:

higiene( cascão)

alimentação(magali)

regionalismo( chico bento)

trocas ortográficas( cebolinha)

gato mingal e cachorro bidú( animais).

CONTEÚDOS

LINGUAGEM- escrita de palavras, frases, textos coletivos.
ESTUDOS SOCIAS- sociedade diferenças entre zona rural e zona urbana.
CIÊNCIAS- naturesa, higiêne corporal.
MATEMÁTICA- contagem, gráfico dos personagens.

CRONOGRAMA

TEMPO PREVISTO- 30 dias


RESULTADOS

Para encerrar o projeto, organizar uma festa com os alunos, onde os mesmo deverão vir fantasiados do personagem da Turma da Mônica com o qual mais se identificaram, ou o que mais goste.
avatar
dávylla

Mensagens : 6
Data de inscrição : 21/07/2010
Idade : 35

Voltar ao Topo Ir em baixo

PROJETO. NO MUNDO ENCANTADO DO SÓTIO DO PICAPAU AMARELO

Mensagem  daniladourado em Seg 30 Ago - 22:19:54






PROJETO. NO MUNDO ENCANTADO DO SÓTIO DO PICAPAU AMARELO



ESTE PROJETO FOI IDEALIZADO PELAS PROFESSORAS DANILA E LUCIVONE

PÚBLICO ALVO-EDUCAÇÃO INFANTIL, 1º E 2º ANO

ESCOLAS ENVOLVIDAS- ESCOLA ELVIRA MARQUES DOURADO E ESCOLA DOS BATATAS.

TEMPO PREVISTO- 30 DIAS

CULMINANCIA APRESENTAÇÕES REALIIZADA PELOS ALUNOS, ´PARA AS COMUNIDADES.


INTRODUÇÃO



MONTEIRO LOBATO FOI, VERDADEIRAMENTE, UM DOS GRANDES HOMENS DA HISTÓRIA DESSE PAÍS. GRANDE ESCRITOR, CELEBRADO POR GERAÇÕES E GERAÇÕES DE CRIANÇAS POR SEU ESPETACULAR TRABALHO “O SÍTIO DO PICA-PAU AMARELO”, LOBATO FOI TAMBÉM UM EMPREENDEDOR. ALÉM DISSO, ATRAVÉS DE TODAS AS SUAS PRODUÇÕES E REALIZAÇÕES, QUERIA FAZER COM QUE O BRASIL PUDESSE CRESCER DESENVOLVER-SE, OCUPAR UM LUGAR DE DESTAQUE MUNDIAL DOS PAÍSES. ORIGINÁRIO DO INTERIOR DE SÃO PAULO, MAIS ESPECIFICAMENTE DA CIDADE DE TAUBATÉ O ESCRITOR FEZ UM POUCO DE TUDO EM SUA VIDA. O QUE MAIS PERMANECE NA MEMÓRIA COLETIVA NACIONAL É A SUA FORTE LIGAÇÃO COM AS CRIANÇAS. PROXIMIDADE E CARINHO CONSEGUIDOS COM O APOIO DA NARIZINHO, DA EMÍLIA, DO VISCONDE, DO PEDRINHO E DOS DEMAIS PERSONAGENS DO SÍTIO. EM SUAS OBRAS DEDICADAS AS CRIANÇAS, LOBATO CONSEGUIU VERDADEIRAS FAÇANHAS COMO CONTAR A HISTÓRIA DO MUNDO TORNANDO-A DIVERTIDA E ATRAENTE PARA OS PEQUENOS







JUSTIFICATIVA



CONHECER A OBRA DE MONTEIRO LOBATO DEVERIA SER ATIVIDADE BÁSICA PROGRAMADA POR TODAS AS ESCOLAS DE NOSSO PAÍS. CONHECER O SÍTIO E SEUS PERSONAGENS, DESBRAVANDO AS PÁGINAS ESCRITAS PELO MONTEIRO LOBATO, É MUITO MAIS QUE UM DEVER ESCOLAR, É UM GRANDE PRAZER E CONTRIBUIÇÃO ESSENCIAL PARA O NOSSO PRÓPRIO SENTIMENTO. LOBATO SIGNIFICA LITERATURA DE MUITA QUALIDADE E HISTÓRIA. NÃO LER SUAS OBRAS SIGNIFICA ABRIR MÃO DE LIVROS QUE SIMBOLIZAM NOSSA PRÓPRIA IDENTIDADE. O SITIO DO PICA-PAU AMARELO FOI UMA MANEIRA ENCONTRADA PARA APRESENTAR AOS ALUNOS ESSE MARAVILHOSO ESCRITOR, DESENVOLVENDO NOS ALUNOS A PAIXÃO PELA LEITURA






OBJETIVOS



  • ENVOLVER A COMUNIDADE E FUNCIONÁRIOS NO PROJETO DE PESQUISA ESCOLAR
  • LEVAR A LITERATURA DE MONTEIRO LOBATO AO CONHECIMENTO DAS CRIANÇAS, DEMONSTRANDO A IMPORTÂNCIA DA LEITURA, AJUDANDO-AS A
  • PERCEBER O QUANTO PODEM APRENDER DE FORMA PRAZEROSA.
  • OPORTUNIZAR AOS ALUNOS DA EDUCAÇÃO INFANTIL O CONTATO COM A OBRA DE MONTEIRO LOBATO E OS PERSONAGENS DO SÍTIO DO PICA- PAU AMARELO.
  • ESTIMULAR O INTERESSE PELA PESQUISA.
  • "VIAJAR" COM A TURMA DO SÍTIO DO PICA- PAU AMARELO, EM BUSCA DE NOVOS CONHECIMENTOS
  • CONHECER O AUTOR DO SÍTIO DO PICAPAU AMARELO
  • DESPERTAR A CURIOSIDADE DA VIDA NO SÍTIO E OS PERSONAGENS TRAZENDO PARA NOSSA REALIDADE
  • APRECIAR E VALORIZAR OS TEXTOS DE MONTEIRO LOBATO






DESENVOLVIMENTO

1. APRESENTAÇÃO DO AUTOR MONTEIRO LOBATO:


- BIOGRAFIA;


- MÚSICAS.


- TEXTOS INNFORMATIVOS

- TEXTOS LITERÁRIOS



2. APRESENTAÇÃO DOS PRINCIPAIS PERSONAGENS E SUAS CARACTERÍSTICAS:


- MÚSICAS;


- FILMES;


- RODAS DE LEITURA


CARTAZES;


- DOBRADURAS;


- CONFECÇÃO DE BONECOS;


- CULINÁRIA;


-ATIVIDADES DE ESCRITA


-ATIVIDADE DE LEITURA


-PINTURAS


-MOSAICOS


3. PRODUÇÃO COLETIVA DE UM LIVRO


4- APRESENTAÇÃO PARA COMUNIDADE



AVALIAÇÃO









AVALIAÇÃO

SERÁ CONTÍNUA, ATRAVÉS DA OBSERVAÇÃO DIÁRIA DA CRIANÇA NO DESEMPENHO DE SUAS ATIVIDADES, NO RELACIONAMENTO COM OS COLEGAS E COM A PROFESSORA.


O INSTRUMENTO DE AVALIAÇÃO SERÁ RELATÓRIOS DIÁRIOS NO CADERNO DE PLANEJAMENTO DAS PROFESSORAS E SERÁ PASSADO AOS PAIS NO FINAL DO SEMESTRE ATRAVÉS DO PORTFOLIO.



avatar
daniladourado

Mensagens : 7
Data de inscrição : 21/07/2010
Idade : 38
Localização : Ibititá

http://infanciaibitita.blogspot.com/

Voltar ao Topo Ir em baixo

A Mônica e sua Turma

Mensagem  garlenes em Ter 31 Ago - 22:09:08

PROJETO DE LEITURA
Escola: Creche Mãe Du
Parceiros: Garlene Silva e Valdionete
Público Alvo: Educação Infantil de 3 a 4 anos
Tema: A Mônica e sua Turma
Título: Letras e Tintas: O Brasil através das Artes
Tempo Previsto: 30 dias
Apresentação
O presente projeto A Mônica e sua turma visa despertar o gosto pela leitura, pois as Histórias em Quadrinhos da Turma da Mônica são bastantes conhecidas pelas crianças e podem ser usadas em sala de aula de forma prazerosa incentivando a garotada a conhecer o criador da turma da Mônica, bem como: personagens, que também são crianças, é comum que as crianças se identifique com alguns deles.Neste projeto iremos usar a Mônica, o cascão, o cebolinha, a Magali e o Chico Bento para trabalhar os temas transversais com crianças de Educação Infantil de 3 a 4 anos.

Justificativa
O presente trabalho tem por objetivo auxiliar o trabalho do professor em sala de aula de maneira lúdica e prazerosa no sentido de despertá-las para novas técnicas em relação ao processo de desenvolvimento do educando, levando-os a uma prática produtiva para a vida cotidiana, promovendo assim produção de conhecimento e conceitos consolidados como conhecimento novo.

Objetivos
• Conhecer a vida de Maurício de Sousa;
• Conhecer as características pessoais de cada personagem
• Despertar o gosto pela leitura;
• Valorização do diálogo como uma forma de lidar com conflitos;
• Escutar os textos (História em Quadrinhos) apreciando a leitura feita pela professora;
• Interessar-se por escrever palavras ainda que não de forma convencional.

Atividades Propostas
• Apresentação do autor Maurício de Sousa, criador dos personagens;
• Confecção dos personagens principais que serão expostas no mural;
• Atividades de leitura e escrita (Produção de textos, cruzadinhas, atividades de matemática etc.);
• Através das características de cada personagem será estudado: Higiene, Alimentação, Ortografia, animais, regionalismo;
• Pinturas, Filmes;
• Roda de leitura (Gibis).
Conteúdos
Linguagem: escrita de palavras, frases, textos coletivos.
Estudos Sociais: Sociedade. Diferenças entre zona Urbana de Zona Rural.
Ciências: Natureza. Higiene corporal.
Matemática: Contagem. Gráficos dos personagens.

Resultados
Apresentação em um desfile cívico para a comunidade.
bounce bounce

garlenes

Mensagens : 4
Data de inscrição : 21/07/2010

Voltar ao Topo Ir em baixo

Re: Poste aqui o esboço do projeto elaborado pela dupla.

Mensagem  uilmamarques em Qua 1 Set - 17:52:12


PROJETO TURMA DA MÔNICA
Este projeto foi realizado pelas prós: UILMA E LÚCIA
Na Escola: CRECHE MÃE DU
Público Alvo: EDUCAÇÃO INFANTIL
Tempo previsto: 30 dias, sendo que, 2 ou 3 por semanas, dependendo do interesse dos alunos.

TÍTULO: LETRAS E TINTAS: O BRASIL ATRAVÉS DAS ARTES


TEMA: TURMA DA MÔNICA

APREENTAÇÃO:

Maurício de Souza, o criador da turma da mônica, nasceu numa pequena cidade do Estado de São Paulo, chamada, Santa Isabel, filho de Antonio Mauricio de Souza e dona Petronilha Araujo de Souza, poetisa. Além de Maurício, o casal teve mais tres filhos. Ainda pequeno, foi levado pela família para a vizinha cidade chamada Mogi das Cruses, onde passou parte da sua infância. Suas primeiras aulas foram no externato São Francisco. Enquanto estudava, trabalhou em rádio, mas,seu sonho era de se dedicar ao desenho profissionalmente.
A turma da Mônica, é um grupo de personagens de histórias em quadrinhos, criado por Maurício de Sousa,no ano de 1959. Mora em um bairro de São Paulo, o bairro do Limoeiro, na zona norte de São Paulo.


JUSTIFICATIVA:

Este projeto tem por objetivo, auxiliar o trabalho de professores em sala de aula, de maneira lúdica e praserosa, no sentido de despertar no desenvolvimento cognitivo do educando, levando a uma prática produtiva para a vida cotidiana, provocando conhecimentos novos.

OBJETIVO:

Levar o aluno a conhecer um outro tipo de texto discursivo. A "história em quadrinhos", ajudando-o também, a distinguir a fala dos personagens da fala do narrador.
Conhecer as características pessoais de cada personagem. Despertando o gosto pela leitura das historias em quadrinhos, desenvolvendo habilidades de leituras e escritas e produções de textos.


DESENVOLVIMENTO:

Apresentação do autor epersonagen e suas características
Biografia
Textos informativos
Filmes
Roda de leituras ( leituras de gibis )
Cartazes da turma da mônica
Atividades de escritas
Atividades de leituras
Pinturas
Produção de histórias em quadrinhos
Disponibilisar gibis para as crianças folhearem


CONTEÚDOS:

LINGUAGEM: Reconhecer os nomes dos personagens, identificar letra inicial e final, número de sílabas e textos coletivos.

SOCIEDADE:

Diferenças entre zona urbana e zona rural, e as diferenças sociais com o Chico Bento.

NATUREZA:

Reconhecer que a higiene corporal é um fator importante para nosso bem estar.

MATEMÁTICA:

Fazer contagem no gráfico dos personagens que eles mais gostaram.

AVALIAÇÃO:

Será contínua, através da observação diária da criança no decorrer das atividdades.


CULMINÂNCIA:

Apresentação dos alunos em desfile cívico para a comunidade

uilmamarques

Mensagens : 5
Data de inscrição : 21/07/2010
Idade : 49

Voltar ao Topo Ir em baixo

PROJETO RETRATO DO SERTÃO

Mensagem  ramon em Qua 1 Set - 21:56:02

PROJETO RETRATO DO SERTÃO
Este projeto foi realizado pelos professores: Ramon, Roberto e Josevaldo.
Na Escola Deraldo da Silva Dourado.
Público Alvo: ENSINO FUNDAMENTAL I 3º E 5º ANO
Tempo previsto: 30 dias.


INTRODUÇÃO


ANTONIO CARNEIRO DOURADO “AKARNEIRO” É UM GRANDE ARTISTA DA REGIÃO DE IRECÊ, SUAS ARTES GRÁFICAS, RETRATA O SERTÃO DENTRE SUAS OBRAS PODEMOS DESTACAR ALGUMAS PAISAGENS DA CAATINGA COMO: FLORES DE MANDACARU, QUIABENTO, GRAVATÁ, BARRIGUDA, E O RETRATO PURO DO SERTÃO COMO: CASINHOLAS, CARROS DE BOI, SUAS BRUACAS, CASAS DE FARINHA, E A NOSSA ALMA SERTANEJA ETC.






JUSTIFICATIVA

A ESCOLA DERALDO DA SILVA DOURADO É UMA ESCOLA SITUADO NO POVOADO LAGOA DOS BATATAS, COM UM ALUNADO DE EDUCAÇÃO INFÂNTIL AO 5º ANO E ASSIM FEZ SE NECESSÁRIO DESENVOLVER UM PROJETO PARA OS ALUNOS DE 3º E 5º ANO COM PROPOSITO DE TRABALHAR COM O PROJETO PROPOSTO PELA SECRETARIA MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO, PARA O DESFILE SÍVICO DE 7 DE SETEMBRO TENDO COMO TEMA “LETRAS E TINTAS, O BRASIL ATRAVÉS DAS ARTES” ONDE DESENVOLVEMOS UM SUB – PROJETO COM A TEMÁTICA “RETRATO DO SERTÃO”. VALORIZANDO A ARTE E SUA FORMA DE REALIZAÇÃO, CONHECENDO AS OBRAS DE ANTONIO CARNEIRO DOURADO “AKARNEIRO”, TÉCNICO EM ARTES GRÁFICAS E A MÚSICA DE WELTON GABRIEL RETRATO DO SERTÃO.




OBJETIVO GERAL:

• CONHECER E VALORIZAR O SERTÃO ATRAVÉS DAS ARTES GRÁFICA DE AKARNEIRO.


OBJETIVOS EPECÍFICO:

• APRECIAR E VALORIZAR AS OBRAS DE AKARNEIRO;
• APRENDER A MÚSICA E O SIGNIFICADO DA MESMA;
• COOPRENDER O QUE SÃO ARTES GRÁFICAS;
• VALORIZAR O SERTANEJO;





DESENVOLVIMENTO


1. APRESENTAÇÃO DO AUTOR ANTÔNIO CARNEIRO DOURADOE A MÚSICA DE WELTON GABRIEL:

- BIOGRAFIA;
- MÚSICA.

2. APRESENTAÇÃO DAS TELAS:

- SLIDES
-VIDEO
- RODAS DE LEITURA

3. REPRODUÇÃO DE TELAS

-CARTAZES;
-PINTURA
-DESENHO LIVRE
-COFECÇÃO.


4. VIDEO SOBRE O SERTÃO

- RECONTO SOBRE O VIDEO



RECURSO DITÁTICOS

• FOLHA DE OFÍCIO
• TINTA GUACHE
• PILOTO
• TV, DVD
• TELAS DE AKARNEIRO
• CD, (MÚSICA DE WELTON GABRIEL)
• NOTE BOOCK
• CARTOLINA
• PAPEL METRO


AVALIAÇÃO



AVALIAÇÃO SERÁ CONTÍNUA, ATRAVÉS DA OBSERVAÇÃO DIÁRIA DAS CRIANÇAS NO DESEMPENHO DE SUAS ATIVIDADES, NO RELACIONAMENTO COM OS COLEGAS E COM O PROFESSOR.
O INSTRUMENTO DE AVALIAÇÃO SERÁ RELATÓRIOS DIÁRIOS NO CADERNO DE PLANEJAMENTO
DOS PROFESSORES.


CULMINÂNCIA:

DESFILE CÍVICO NO DIA 06 DE SETEMBRO DE 2010, APRESENTANDO A COMUNIDADE EM GERAL AS OBRAS E OBJETOS RELACIONADO AO SERTÃO.




Última edição por ramon em Qui 16 Set - 19:47:31, editado 1 vez(es)
avatar
ramon

Mensagens : 5
Data de inscrição : 20/07/2010
Idade : 36
Localização : Rua Dois de Julho, 69

http://capacitacaoproinfo.gratuitoforum.net/

Voltar ao Topo Ir em baixo

projeto pedagógico

Mensagem  edilane em Qui 9 Set - 22:10:54

TEMA: Letras e tintas, o Brasil através das artes
TÍTULO: Dona baratinha quer se casar, vamos festejar!
público alvo: turma do 2º ano
Escola: Hermano Marques Dourado
Duraçao: 2 semanas

APRESENTAÇÃO:

A capacidade de ler, interpretar textos, ser letrado, autonomo, critico, inovador está sendo exido cada vez mais na sociedadse e no mercado de trabalho. E é percebido que os alunos chegam ao ensino médio apresentando imensas dificuldades de leitura, por isso a escola, deve fazer um trabalho diversificado e criativo com a leitura.
Nesse processo a literatura tem uma importância que vai além de ouvir história e a utilização da literatura como recurso pedagógico pode ser enrequecida e potencializada pela qualidade das intervenções do educador.


JUSTIFICATIVA:


Mais do que cumprir a proposta da secretaria da educaçâo em trabalhar com um tema literário e um autor conhecido, pensei em trabalhar uma temática que provocassem nos alunos o imaginário, o estímulo pela leitura e a escrita, de uma forma prazerosa e lúdica, por isso a ecolha do conto de dona baratinha da autora Ana Maria Machado.

OBJETIVO GERAL:

Desenvolver no aluno o prazer da leitura da escrita, a criticidade, a criatividade e o imaginário.

OBJEIVOS ESPÉCIFICOS:

Relacionar fatos da história com fatos do cotidiano;
Reconhecer personagens da história;
Desenvolver a autonomia e a auto estima;
Identificar falas dos personagens e autora;
Fazer a reescrita da história;

DESENVOLVIMENTO:

1ª etapa
criar um clima de suspense na hora da história colocando uma faixa dizendo "QUEM VAI CHEGAR AMANHÃ?"
fazendo um levantamento das hipótises dos alunos.
2ª etapa
apresentação da história, começar a contar a história tipo novela cada dia uma parte, começando a ilustração do livro, primeira parte e assim sucessivamente até terminar a história.
3ª etapa
atividades lúdicas:
listagem
caça palavras
cruzadinhas
ilustração
reescrita
texto lacunado
confecção do livro
dramatização

AVALIAÇÃO:

Será feita durante toda a trajetória do projeto através de registros, reescritas atividades e participação de toda a turma.
CULMINÂNCIA:

Será o desfile no dia 7 de setembro nas ruas da cidade.


professora; Edilane Cristina



O casamento de Dona Baratinha:


Era uma vez uma baratinha que varria o salão quando, de repente, encontrou uma moedinha:

- Obá! Agora fiquei rica, e já posso me casar!

Este era o maior sonho da Dona Baratinha, que queria muito fazer tudo como tinha visto no cinema:

Então, colocou uma fita no cabelo, guardou o dinheiro na caixinha, e foi para a janela cantar:

- Quem quer casar com a Dona Baratinha, que tem fita no cabelo e dinheiro na caixinha?

Um ratinho muito interesseiro estava passando por ali, e ficou imaginando o grande tesouro que a baratinha devia ter encontrado para cantar assim tão feliz.

Tentou muito chamar sua atenção e dizer: "Eu quero! Eu quero!" Mas ele era muito pequeno e tinha a voz muito fraquinha e, enquanto cantava, Dona Baratinha nem ouviu.

Então chegou o , com seu latido forte, foi logo dizendo: - Eu quero! Au! Au!

Mas, Dona Baratinha se assustou muito com o barulhão dele, e disse:

- Não, não, não, não quero você não, você faz muito barulhão!

E o cachorrão foi embora.

O ratinho pensou: agora é minha vez! Mas...

- Eu quero, disse o elefante.

Dona Baratinha, com medo que aquele animal fizesse muito barulho, pediu que ele mostrasse como fazia. E ele mostrou:

- Não, não, não, não quero você não, você faz muito barulhão!

E o elefante foi embora.

O ratinho pensou novamente: "Agora é a minha vez!", mas...

Outro animal já ia dizendo bem alto: "Eu quero! Eu quero!"

E Dona Baratinha perguntou:

- Como é o seu barulho?

- GRRR!

- Não, não, não, não quero você não, você faz muito barulhão!

E vieram então vários outros animais: o rinoceronte, o leão, o papagaio, a onça, o tigre ... A todos Dona Baratinha disse não: ela tinha muito medo de barulho forte.

E continuou a cantar na janela:

- Quem quer casar com a Dona Baratinha, que tem fita no cabelo e dinheiro na caixinha?

Também veio o urso, o cavalo, o galo, o touro, o bode, o lobo, ... nem sei quantos mais.

A todos Dona Baratinha disse não.

Já estava quase desistindo de encontar aquele com quem iria se casar.

Foi então que percebeu alguém pulando, exausto de tanto gritar: "Eu quero! Eu quero!"

- Ah! Achei alguém de quem eu não tenho medo! E é tão bonitinho! - disse a Dona Baratinha. Enfim, podemos nos casar!

Então, preparou a festa de casamento mais bonita, com novas roupas, enfeites e, principalmente, comidas.

Essa era a parte que o Ratinho mais esperava: a comida.

O cheiro maravilhoso do feijão que cozinhava na panela deixava o Ratinho quase louco de fome. Ele esperava, esperava, e nada de chegar a hora de comer.

Já estava ficando verde de fome!

Quando o cozinheiro saiu um pouquinho de dentro da cozinha, o Ratinho não aguentou:

- Vou dar só uma provadinha na beirada da panela, pegar só um pedacinho de carne do feijão, e ninguém vai notar nada...

Que bobo! A panela de feijão quente era muito perigosa, e o Ratinho guloso não devia ter subido lá: caiu dentro da panela de feijão, e nunca mais voltou.

Dona Baratinha ficou muito triste que seu casamento tenha acabado assim.

No dia seguinte, decidiu voltar à janela novamente e recomeçar a cantar, mas...

Desta vez iria prestar mais atenção em tudo o que era importante para ela, além do barulhão, é claro!

- Quem quer casar com a Dona Baratinha, que tem fita no cabelo e dinheiro na caixinha?







Última edição por edilane em Qui 16 Set - 7:24:17, editado 1 vez(es)
avatar
edilane

Mensagens : 6
Data de inscrição : 21/07/2010
Idade : 49
Localização : Ibititá

Voltar ao Topo Ir em baixo

projeto postado por Kaliandra e Otacília

Mensagem  kaliandralima em Seg 13 Set - 10:07:19

TÍTULO:UMA VIAGEM AO MUNDO DA LITERATURA INFANTIL
DURAÇÃO: UM MÊS
PÚBLICO ALVO: ALUNOS DE EDUCAÇÃO INFANTIL 03, 04, 05 ANOS


TEMA: QUER DIVERSÃO DE MONTÃO VENHA PARA O SÍTIO DO PICAPAU AMARELO

APRESENTAÇÃO
Este projeto constitui-se atividade do Curso Proinfo (Programa Nacional de Formação Continuada em Tecnologia Educacional), o qual pretende desenvolver atividades que favoreçam a aprendizagem dos alunos de Educação Infantil envolvendo a literatura de Monteiro Lobato, especialmente “O Sítio do Picapau Amarelo” na Escola Duarte da Costa, situada no Povoado de Lagoa da Pedra município de Ibititá.

JUSTIFICATIVA
Naturalmente, as crianças têm uma grande aproximação com o universo da arte literária, principalmente ao lidar com situações de contato com as histórias, sejam através dos livros, do relato oral de adultos, ou vídeos. Apreciar as artes literárias promove experiências significativas e a ampliação de capacidades comunicativas de acesso ao mundo letrado pelas crianças. Dessa forma, trabalhar com a literatura de Monteiro Lobato, especialmente com uma de suas obras encantadoras “o Sitio do Picapau Amarelo”, contribuirá para a construção de saberes, enriquecimento de repertório, despertando assim a imaginação e o prazer pela leitura.

OBJETIVOS
Conhecer a literatura de Monteiro Lobato;
Conhecer a biografia de Monteiro Lobato
Apreciar e valorizar a obra de Monteiro Lobato;
Oportunizar o contato pelas crianças com as obras audiovisuais do Sítio do Picapau Amarelo;
Ouvir as histórias de forma prazerosa;
Despertar o interesse pela leitura;
Participar de atividades diversas;
METODOLOGIA:
Trabalhar com projetos envolve atividades que se articulam em torno de um produto final, visível e compartilhado com as crianças, em torno do qual são organizadas as atividades e a possibilidade de diversas tarefas dentro das quais a aprendizagem ganha sentido. Dessa forma, esse projeto se desenvolverá da seguinte forma:
Leitura de texto informativo feita pelo professor;
Leitura de pequenos textos relacionados aos personagens;
Listagens;
Cruzadinhas;
Pinturas e desenhos;
Pesquisas sobre os personagens e o autor do Sítio do Picapau Amarelo;
Assistir a vídeos do Sítio do Picapau Amarelo;
Trabalhar com a música tema do Sítio;
Dobraduras;
Bingo de palavras;

AVALIAÇÃO:
A avaliação se dará em processo, onde serão observados o desempenho e a participação dos alunos em todas as atividades desenvolvidas, bem como o registro das mesmas no caderno de registro da professora.

PRODUTO FINAL:
Produção de vídeo com as crianças representando alguns dos personagens falando quem são eles e o que fazem no Sítio do Picapau Amarelo.





kaliandralima

Mensagens : 5
Data de inscrição : 20/07/2010
Idade : 38
Localização : ibititá

Voltar ao Topo Ir em baixo

Projeto: Maria Áurea e Isabelza

Mensagem  Maria Áurea em Qua 15 Set - 10:58:43

Projeto 7 de setembro
Cecília Meireles

O mundo Encantado de Cecília Meireles

Justificativa:
Analisando as poesias infantis da poesia em questão, percebemos a importância de divulgar o trabalho da autora para que a geração contemporânea conheça a sua obra e os valores da época.

Objetivos:

- Conceituais
 Refletir sobre a mensagem de uma poesia;
 Despertar o gosto pela leitura.

- Procedimentais
 Leitura da poesia A Bailarina;
 Ilustração da mesma;
 Dramatização da poesia.

-Atitudinais
• Refletir sobre a importância da leitura de poesias.

Desenvolvimento:

Iniciar o trabalho com as poesias fazendo roda de conversa para expor o tema do projeto, fazer a leitura da poesia A Bailarina, conteúdo principal.
Dramatizar de acordo o texto, localizar a palavra Bailarina enfocando a profissão e aproveitando para falar das demais profissões e da importância das mesmas para a construção do cidadão.
Fazer uma coletânea de algumas poesias de Cecília Meireles, não se esquecendo da contribuição que o texto poético proporciona para desenvolver a leitura, a escrita e o letramento no dia-a-dia das crianças.
No desenvolver das atividades com a poesia A Bailarina fazer com que memorizem para, para recital na qual será gravado para que eles possam apreciar e apresentar em outras salas.

Material:
• Cópia das poesias
• Site com vídeo da poesia de Cecília Meireles
• Cartaz
• TV
• Lápis de cor/ hidrocor
• Papel ofício

Culminância:

Desfile cívico pela ruas da cidade.




Maria Áurea

Mensagens : 3
Data de inscrição : 21/07/2010

Voltar ao Topo Ir em baixo

Projeto 07 de setembro de Olandes e Gleide

Mensagem  Olandes José de Oliveira em Qua 15 Set - 12:00:34

Projeto 7 de setembro


Cecília Meireles



O mundo Encantado de Cecília Meireles



Justificativa:

Analisando as poesias infantis da poesia em questão, percebemos a importância de divulgar o trabalho da autora para que a geração contemporânea conheça a sua obra e os valores da época.



Objetivos:



- Conceituais

Refletir sobre a mensagem de uma poesia;

Despertar o gosto pela leitura.



- Procedimentais

Leitura da poesia A Bailarina;

Ilustração da mesma

Dramatização da poesia.



-Atitudinais

• Refletir sobre a importância da leitura de poesias.



Desenvolvimento:



Começar o trabalho com as poesias fazendo roda de conversa para expor o tema do projeto, fazer a leitura da poesia A Bailarina, conteúdo principal.

Dramatizar de acordo o texto, localizar a palavra Bailarina enfocando a profissão e aproveitando para falar das demais profissões e da importância das mesmas para a construção do cidadão.

Fazer uma coletânea de algumas poesias de Cecília Meireles, não se esquecendo da contribuição que o texto poético proporciona para desenvolver a leitura, a escrita e o letramento no dia-a-dia das crianças.

No decorer das atividades com a poesia A Bailarina fazer com que memorizem para, para recital na qual será gravado para que eles possam apreciar e apresentar em outras salas.



Material:

• Cópia das poesias

• vídeo da poesia de Cecília Meireles

• Cartaz

• TV

• Lápis de cor/ hidrocor

• Papel ofício

.Papel metro

.DVD

.Livro para pesquisas


Culminância:



Desfile cívico pela ruas da cidade.


Última edição por Olandes José de Oliveira em Sex 17 Set - 14:56:33, editado 1 vez(es)

Olandes José de Oliveira

Mensagens : 4
Data de inscrição : 21/07/2010

Voltar ao Topo Ir em baixo

Projeto

Mensagem  matuzalem rodrigues em Qua 15 Set - 19:14:00

PROJETO
O MODERNISMO e A música “A Banda” de Chico Buarque de Holanda .

Etapas do projeto:

Duração do projeto: 6 horas aulas.
* Apresentação do tema o Modernismo com um recorte para a música “A Banda” de Chico Buarque.
* Personagens importantes do modernismo.
* Apresentação da música A Banda de Chico Buarque. apresentação com encenação da música ‘A Banda”

Objetivo geral:
Compreender e saber identificar a arte como fato histórico contextualizado nas diversas culturas, conhecendo respeitando e podendo observar as produções artísticas presentes no Modernismo, assim como todas as demais artes presentes no patrimônio cultural, identificar a existência de diferenças nos padrões artísticos e estéticos.

Estratégias:
1ª aula: apresentação do projeto o modernismo com um recorte para a música “ A Banda”
2ª aula: Interpretação por parágrafo da música.
3ª e 4ª aula: ouvir e planejar estratégias de como a música pode ser encenada no desfile.
5ª e 6ª aula ensaios para a apresentação da música ‘A Banda” de Chico Buarque.



matuzalem rodrigues

Mensagens : 4
Data de inscrição : 23/07/2010

Voltar ao Topo Ir em baixo

Re: Poste aqui o esboço do projeto elaborado pela dupla.

Mensagem  Hildean Bastos em Qui 16 Set - 6:56:07

LETRAS E TINTAS; O BRASIL ATRAVÉS DAS ARTES.
Este projeto foi realizado pelas professoras: Hildean e Robéria
Na escola: Creche Mãe DuPúblico Alvo: Educação Infantil
Tempo previsto; 30 dias sendo que 2 ou 3 vezes por semana,dependendo do interesse da criança


TURMA DA MÕNICA


APRESENTAÇÃO:

Animação relacionada ao processo ensino-aprendizagem de crianças do primeiro ciclo do ensino
fundamental, é algo relevante dentro da educação.É uma fase em que a imaginação e o faz-de-conta
estão no auge da vida de uma criança,a animação permite que a criança entre em contato com o mundo
de fantasia, que por sua vez,incentiva a imaginação, esta que é a principal responsável pela criatividade
humana.


JUSTIFICATIVA:

Os alunos com frequência estabelecem relações entre o conteúdo veiculado em classe com a vida cotidiana
,com as histórias que os mesmos lêem,e especialmente com a turma da Mônica e sua animação e por
conseguinte, com os personagens dos desenhos e filmes que assistem e suas respectivas ações.O foco
de relações estabelecidas e a denominada animação clássica, já que esta procura representa o movimento
natural das coisas.

OBJETIVO:

É estudar a relação existente entre educação a Turma da Mônica e sua animação de Mauricio de Souza
direcionado as séries iniciais do ensino fundamental. Identificar e aprofundar o conceito de imaginação
investigar a relação entre o consumo da Turma da Mônica e a noção de infância contemporânea.

DESENVOLVIMENTO:

Começar o projeto com um estudo sobre a vida e obra do autor Mauricio de Souza
Textos Informativos
Cartazes da Turma da Mônica
Pinturas
Atividades escritas
Atividades de leituras
Fazer uma sessão de cinema e passar o DVD da Turma da Mônica

CONTEÚDO:

LINGUAGEM:
Reconhecer no texto relações entre personagens.

CIÊNCIAS:
Reconhecer que a higiene corporal é um fator para o bem estar e para
a convivência social.

MATEMÁTICA:
Perguntar para os alunos quantos personagens forma a Turma da Mônica.

HISTÓRIA:
Reconhecer e identificar algumas diferenças existentes entre pessoas pertencentes
ao mesmo grupo social.

RESULTADO:
Apresentação das crianças em um desfile cívico para a comunidade.
avatar
Hildean Bastos

Mensagens : 5
Data de inscrição : 23/07/2010
Idade : 45
Localização : Ibititá-Ba

Voltar ao Topo Ir em baixo

Projeto de Leitura e Escrita Dona Baratinha

Mensagem  geovannyrelme em Qui 16 Set - 14:44:45

Profº-Geovanny Relme e Cristian

TEMA: Letras e tintas, o Brasil através das artes
TÍTULO: Dona baratinha quer se casar, vamos festejar!
público alvo: turma do 2º ano
Escola: Hermano Marques Dourado
Duraçao: 2 semanas

APRESENTAÇÃO:

A capacidade de ler, interpretar textos, ser letrado, autonomo, critico, inovador está sendo exido cada vez mais na sociedadse e no mercado de trabalho. E é percebido que os alunos chegam ao ensino médio apresentando imensas dificuldades de leitura, por isso a escola, deve fazer um trabalho diversificado e criativo com a leitura.
Nesse processo a literatura tem uma importância que vai além de ouvir história e a utilização da literatura como recurso pedagógico pode ser enrequecida e potencializada pela qualidade das intervenções do educador.


JUSTIFICATIVA:


Mais do que cumprir a proposta da secretaria da educaçâo em trabalhar com um tema literário e um autor conhecido, pensei em trabalhar uma temática que provocassem nos alunos o imaginário, o estímulo pela leitura e a escrita, de uma forma prazerosa e lúdica, por isso a ecolha do conto de dona baratinha da autora Ana Maria Machado.

OBJETIVO GERAL:

Desenvolver no aluno o prazer da leitura da escrita, a criticidade, a criatividade e o imaginário.

OBJEIVOS ESPÉCIFICOS:

Relacionar fatos da história com fatos do cotidiano;
Reconhecer personagens da história;
Desenvolver a autonomia e a auto estima;
Identificar falas dos personagens e autora;
Fazer a reescrita da história;

DESENVOLVIMENTO:

1ª etapa
criar um clima de suspense na hora da história colocando uma faixa dizendo "QUEM VAI CHEGAR AMANHÃ?"
fazendo um levantamento das hipótises dos alunos.
2ª etapa
apresentação da história, começar a contar a história tipo novela cada dia uma parte, começando a ilustração do livro, primeira parte e assim sucessivamente até terminar a história.
3ª etapa
atividades lúdicas:
listagem
caça palavras
cruzadinhas
ilustração
reescrita
texto lacunado
confecção do livro
dramatização

AVALIAÇÃO:

Será feita durante toda a trajetória do projeto através de registros, reescritas atividades e participação de toda a turma.
CULMINÂNCIA:

Será o desfile no dia 7 de setembro nas ruas da cidade.


professora; Edilane Cristina

*




O casamento de Dona Baratinha:


Era uma vez uma baratinha que varria o salão quando, de repente, encontrou uma moedinha:

- Obá! Agora fiquei rica, e já posso me casar!

Este era o maior sonho da Dona Baratinha, que queria muito fazer tudo como tinha visto no cinema:

Então, colocou uma fita no cabelo, guardou o dinheiro na caixinha, e foi para a janela cantar:

- Quem quer casar com a Dona Baratinha, que tem fita no cabelo e dinheiro na caixinha?

Um ratinho muito interesseiro estava passando por ali, e ficou imaginando o grande tesouro que a baratinha devia ter encontrado para cantar assim tão feliz.

Tentou muito chamar sua atenção e dizer: "Eu quero! Eu quero!" Mas ele era muito pequeno e tinha a voz muito fraquinha e, enquanto cantava, Dona Baratinha nem ouviu.

Então chegou o , com seu latido forte, foi logo dizendo: - Eu quero! Au! Au!

Mas, Dona Baratinha se assustou muito com o barulhão dele, e disse:

- Não, não, não, não quero você não, você faz muito barulhão!

E o cachorrão foi embora.

O ratinho pensou: agora é minha vez! Mas...

- Eu quero, disse o elefante.

Dona Baratinha, com medo que aquele animal fizesse muito barulho, pediu que ele mostrasse como fazia. E ele mostrou:

- Não, não, não, não quero você não, você faz muito barulhão!

E o elefante foi embora.

O ratinho pensou novamente: "Agora é a minha vez!", mas...

Outro animal já ia dizendo bem alto: "Eu quero! Eu quero!"

E Dona Baratinha perguntou:

- Como é o seu barulho?

- GRRR!

- Não, não, não, não quero você não, você faz muito barulhão!

E vieram então vários outros animais: o rinoceronte, o leão, o papagaio, a onça, o tigre ... A todos Dona Baratinha disse não: ela tinha muito medo de barulho forte.

E continuou a cantar na janela:

- Quem quer casar com a Dona Baratinha, que tem fita no cabelo e dinheiro na caixinha?

Também veio o urso, o cavalo, o galo, o touro, o bode, o lobo, ... nem sei quantos mais.

A todos Dona Baratinha disse não.

Já estava quase desistindo de encontar aquele com quem iria se casar.

Foi então que percebeu alguém pulando, exausto de tanto gritar: "Eu quero! Eu quero!"

- Ah! Achei alguém de quem eu não tenho medo! E é tão bonitinho! - disse a Dona Baratinha. Enfim, podemos nos casar!

Então, preparou a festa de casamento mais bonita, com novas roupas, enfeites e, principalmente, comidas.

Essa era a parte que o Ratinho mais esperava: a comida.

O cheiro maravilhoso do feijão que cozinhava na panela deixava o Ratinho quase louco de fome. Ele esperava, esperava, e nada de chegar a hora de comer.

Já estava ficando verde de fome!

Quando o cozinheiro saiu um pouquinho de dentro da cozinha, o Ratinho não aguentou:

- Vou dar só uma provadinha na beirada da panela, pegar só um pedacinho de carne do feijão, e ninguém vai notar nada...

Que bobo! A panela de feijão quente era muito perigosa, e o Ratinho guloso não devia ter subido lá: caiu dentro da panela de feijão, e nunca mais voltou.

Dona Baratinha ficou muito triste que seu casamento tenha acabado assim.

No dia seguinte, decidiu voltar à janela novamente e recomeçar a cantar, mas...

Desta vez iria prestar mais atenção em tudo o que era importante para ela, além do barulhão, é claro!

- Quem quer casar com a Dona Baratinha, que tem fita no cabelo e dinheiro na caixinha
avatar
geovannyrelme

Mensagens : 5
Data de inscrição : 21/07/2010

Voltar ao Topo Ir em baixo

Re: Poste aqui o esboço do projeto elaborado pela dupla.

Mensagem  Reginaldo Aquino em Qui 16 Set - 18:13:30

Projeto – PROINFO
Modernismo: Uma sede de Mudança
Reginaldo Tomaz de Aquino - Aluno do Proinfo

• Duração do Projeto: 1 mês.

• Justificativa

O Modernismo é corrente artística que surgiu na última década do século XIX, como resposta as conseqüências da industrialização, revalorizando a arte e a sua forma de realização. No Brasil, este movimento tem como marco simbólico a semana de Arte Moderna, realizada em São Paulo, no ano de 1922. Sendo assim este projeto será realizado com a finalidade de proporcionar aos aluno, meios para que compreendam o movimento modernista .

• Objetivo geral- Compreender o Movimento Modernista assim como sua relevância para o rompimento com o tradicionalismo conservador.

• Objetivos específicos
1- Compreender como surgiu este movimento.
2- Conhecer alguns autores desta época.
3- Conhecer alguns pintores e obras.
4- Analisar através da obra literária “Capitães da Areia” do escritor Jorge Amado, as questões sociais e políticas que envolvia a sociedade nos anos 30.

  • Conteúdo


Aspectos sociais em Salvador da década de 30.

• Desenvolvimento
1º passo – Apresentação de slides sobre a temática. .
2º passo – Leitura do Livro Capitães da Areia.
3º passo – Atividade interativa- Visitar o meu Blog e responder alguns questionamentos sobre o livro “Capitães da Areia” do escritor Baiano Jorge Amado.

Atividades para os alunos e alunas das turmas 9° Ano.
1- Ler o Livro:”Capitães da Areia”-Jorge Amado.
2- Analisar as questões individuais que envolve a história de cada personagem.
3- Perceber e discutir em grupo as questões sociais apresentadas na obra.
4- Fazer uma relação entre o período em que a obra foi escrita e o contexto atual?
a)Qual o cenário apresentado?
b)Houve mudanças?
c)Qual personagem que mais marca na sua opinião? Por quê?
d)Quais as possíveis soluções para os problemas apresentados?
5- Representar as personagens no Desfile no Dia 07 de Setembro.

• Recursos
Papel
Computador
Projetor de vídeo
Cartolina
Marcador permanente
Slides
Tecidos para confeccionar as roupas dos personagens
Papel E.V.A

• Culminância
Apresentação dos personagens principais no desfile que acontecerá no dia 07 de setembro.

• Avaliação

Através de apresentação dos trabalhos propostos como:
Produção de texto.
Leitura e comentário sobre o livro lido.
Debate das questões Apresentadas.
Caracterização dos personagens


avatar
Reginaldo Aquino

Mensagens : 7
Data de inscrição : 22/07/2010
Idade : 37
Localização : Ibititá

Voltar ao Topo Ir em baixo

Projeto Belas Borboletas

Mensagem  Reginaldo Aquino em Qui 16 Set - 19:43:52

P
rojeto – Proinfo

Por Viviane Dourado Teixeira

Tema: Belas Borboletas
Duração: 1 mês
Turma de Ed. Infantil
Escola Rui Barbosa – Lagedão

Justificativa

Observando o mundo a nossa volta, podemos perceber a diversidade de animais, sejam eles da fazenda, do deserto, da florestas enfim de diferentes ecossistemas. Muitos destes animais vivem presos outros livres.Desta forma resolvemos elaborar o projeto: belas borboletas, cujo perfil está presente em nosso cotidiano, principalmente na vida das crianças que vivem na zona rural e convivem diariamente com várias espécies de borboletas. É importante valorizar o que eles já conhecem e levar novas informações sobre as tais no qual iremos estudar, analisar, instigar e nos divertir ao decorrer da realização do projeto.

Objetivo geral
Propiciar aos alunos mais informações sobre a questão do cuidar e do respeitar o meio ambiente em especial as borboletas.

Objetivos específicos
Conhecer melhor a vida do autor Vinícius de Morais.
Apresentar a estrutura da poesia.
Perceber utilização e a importância da escrita.
Desenvolver o gosto pela leitura entre elas a poesia.

Desenvolvimento

1ª etapa – Apresentação do projeto na roda de conversa.
2ª etapa – Apresentar a poesia: As borboletas, através de Cartaz.
3ª etapa – Leitura coletiva da poesia.
4ª etapa – Conversa informal com os alunos sobre a metamorfose da borboleta.
5ª etapa – Leitura do livro.A Reprodução das Borboletas
6ª etapa – Apresentar um cartaz mostrando a metamorfose da borboleta.
7ª etapa – Enfeitar o desenho das borboletas.
8ª etapa – Recitar e dramatizar a poesia.

Recursos

Papel ofício e metro
Marcador permanente
Papel crepom
Cola glíter
E.V.A
Tecido para confeccionar roupas
Arame
Papel sola fone
T.N.T
Bastão e pistola para cola quente
Bolas de isopor
Purpurina


Culminância
Apresentação à comunidade no desfile Cívico no dia 07 de Setembro.

Avaliação
Processual e continua, através de registros, e observações orais e escritas e apresentação dos alunos






avatar
Reginaldo Aquino

Mensagens : 7
Data de inscrição : 22/07/2010
Idade : 37
Localização : Ibititá

Voltar ao Topo Ir em baixo

Projeto: Viagem pelo mundo árcade

Mensagem  Renata em Qui 16 Set - 21:27:43

PROJETO DE ENSINO

I - INFORMAÇÕES GERAIS:

Instituição: Colégio municipal Eufrásio Municipal Eufrásio Vilela Dourado Professora: Renata Gomes dos Santos
Título: Viagem pelo mundo árcade
Duração prevista: 3 semanas
Série: 6ª série do Ensino Fundamental

II – PROJETO:

A) Apresentação


O projeto VIAGEM PELO MUNDO ÁRCADE será aplicado no Colégio municipal Eufrásio Municipal Eufrásio Vilela Dourado nas turmas de 7º ano e culminará com o desfile de 7 de setembro. Com ele pretendemos estimular os alunos a conhecerem a escola árcade, importante manifestação da literatura brasileira, contribuindo assim, para que o nosso público possa conhecer o mundo da literatura.


B) Justificativa


Através das pesquisas e da troca de informações que serão vivenciadas ao longo do projeto VIAGEM PELO MUNDO ÁRCADE pretendemos estimular os alunos a conhecerem a escola árcade, importante manifestação da literatura brasileira. Com o projeto o nosso público irá conhecer o mundo da literatura, algo extremamente importante, pois a literatura de modo geral amplia e diversifica nossas visões e interpretações sobre o mundo e da vida como um todo.
A ausência da literatura na vida dos alunos poderia, de certa forma, os excluindo dos acontecimentos, da interpretação, da imaginação e da ficção arquitetada pelos autores ao longo da história. A esse respeito Zilberman (2003, p. 16) afirma

a sala de aula é um espaço privilegiado para o desenvolvimento do gosto pela leitura, assim como um campo importante para o intercâmbio da cultura literária, não podendo ser ignorada, muito menos desmentida sua utilidade. Por isso, o educador deve adotar uma postura criativa que estimule o desenvolvimento integral da criança.



C) Objetivo Geral

- Dar oportunidade para que os alunos do 7º ano possam conhecer as manifestações literárias da escola árcade, importante manifestação da literatura brasileira.


D) Objetivos Específicos

- Contribuir para a formação literária dos alunos da escola.
- Oportunizar a troca de experiências das leituras literárias.
- Identificar algumas características do arcadismo.
- Compreender o momento histórico que marcou a escola.
- Reconhecer alguns aspectos da linguagem daquele estilo de época.
- Efetivar o intercâmbio de informações sobre as características do arcadismo.
- Favorecer o censo crítico, criativo e reflexivo do aluno, para emitir e receber conhecimentos novos e obter melhores rendimentos na aprendizagem.
- Apreciar as obras literárias da escola arcádica.
- Conhecer a biografia de alguns autores árcades.

Descrição do Projeto / Procedimentos

1) Apresentação do projeto
2) Conversa sobre o momento histórico que culminou com o surgimento do arcadismo, juntamente com as características desta escola literária;
3) Leitura dos textos de autores árcades;
3) Pesquisa das biografias dos autores estudados, feitas principalmente no laborátorio da escola;
4) Ánálise das características da linguagem presente nos textos da escola árcade;

Recursos

Humanos: professora, alunos.
Instalações: o próprio colégio.
Material de consumo: material impresso papel, lápis, quadro e giz.

Avaliação
A avaliação será feita através do registro das observações feitas sobre o envolvimento dos alunos, sua participação nas discussões e o empenho a ser demonstrado em pesquisas e leituras.


Renata

Mensagens : 4
Data de inscrição : 23/07/2010

Voltar ao Topo Ir em baixo

Re: Poste aqui o esboço do projeto elaborado pela dupla.

Mensagem  Conteúdo patrocinado


Conteúdo patrocinado


Voltar ao Topo Ir em baixo

Página 1 de 2 1, 2  Seguinte

Voltar ao Topo

- Tópicos similares

 
Permissão deste fórum:
Você não pode responder aos tópicos neste fórum