ATIVIDADE 1

Página 1 de 3 1, 2, 3  Seguinte

Ir em baixo

ATIVIDADE 1

Mensagem  Convidado em Ter 20 Jul - 16:57:01

Esta atividade se constitui inicialmente da leitura do texto TECNOLOGIA NA ESCOLA E NA SOCIEDADE e da elaboração de um pequeno texto com análise do cenário de inserção dos computadores no cotidiano pedagógico de uma escola.

Poste aqui o seu texto elaborado com o seu colega.

Convidado
Convidado


Voltar ao Topo Ir em baixo

Re: ATIVIDADE 1

Mensagem  Danilo em Qua 21 Jul - 17:10:11

Tecnologia pode ser descrito como sendo algo que potencialize a ação humana, o que inclui desde o fogo ao software utilizado na produção deste texto. Desta forma, a escola enquanto participante da preparação das gerações mais novas para o exercício da cidadania deve ter inserido o uso das mais novas tecnologias dentro do seu ensino.

Vale ressaltar que para o exercício da cidadania, além de ser necessário o desenvolvimento critico, também é indispensável o desenvolvimento de habilidades e competências necessárias ao ingresso no mercado de trabalho, o que não é formar mão de obra, é fomentar no educando a pontencialização suas habilidades.

Porém, a discussão do uso das TICs nas escolas vai além desta inicial; a internet é uma excelente fonte de informações para pesquisa, dialogo, contudo nos alunos a veem com apenas uma ferramenta de diversão/socialização, prova disso é sucesso de redes sócias (Orkut, Facebook, Twitter, Myspace, Hi5), cabe então à escola proporcionar o encontro dos educandos, digamos... com o lado geek (nerd) da internet.

Não, a pedagogia não vai acabar mais uma vez com a diversão dos alunos, a escola apenas faria uma ponte entre os alunos e as ferramentas na web que distribuem e possibilitam a construção do conhecimento, exemplos dessas ferramentas são: o Scielo, o Domínio Público, o Escola do Futuro da USP, a BibVirt - Biblioteca Virtual do Estudante de Língua Portuguesa, entre outros.

Para finalizar, é necessário que o aluno também possa ser produtor/autor de conhecimento e de tantas outras coisas que a internet é capaz de distribuir. Ressaltando mais uma vez, que a escola não pode ficar de fora desse processo de desenvolvimento que o uso das TICs proporciona, para não correr o risco de ficar obsoleta, ou, utilizando o vocabulário das redes sócias, de ser algo old (velho, ultrapassado).


Autores: Danilo Rocha e Ivane Maria Alves de Souza

Danilo

Mensagens : 6
Data de inscrição : 20/07/2010
Idade : 33
Localização : Ibititá

http://essetalmeioambiente.com/

Voltar ao Topo Ir em baixo

TECNOLOGIA NA ESCOLA E NA SOCIEDADE

Mensagem  cida em Qua 21 Jul - 20:14:59

TECNOLOGIA NA ESCOLA E NA SOCIEDADE



Inicialmente, é preciso perceber que todas as atividades técnicas são essencialmente necessárias ao mundo contemporâneo, pois se percebem que a criança e o jovem não se adaptam mais á leitura e escrita desenvolvida numa sala de aula circulada de paredes e cadeiras posicionadas para ouvir informações sem imagens, sons que despertem sua curiosidade e sua atenção para o novo. Faz-se necessário a capacitação de profissionais aptos a desenvolver planejamentos que insira o cidadão num mundo de informações dentro da realidade que está envolvido.
De alguma forma esse novo avanço tecnológico está mudando nosso jeito de aprender a ensinar. Há todo momento precisamos pesquisar para nos relacionarmos e interagir com uma sociedade de igualdade á inclusão digital.
É um novo tempo, crianças e jovens estão acostumados conviver no mundo atual com sons, imagens e vários tipos de informações. Estamos nos deparando cada vez mais rápido sobre tecnologia dentro da sociedade por isso se faz importante inserir novas metodologias tecnológicas.
A ciência, a tecnologia e a sociedade se revelam como uma das metas mais importantes que a educação deve perseguir se quer construir uma sociedade mais humana, justa e solidária, em que a ciência e a tecnologia sejam ferramentas fundamentais no desenvolvimento educacional.
É importante ressaltar que a escola é o melhor caminho até hoje como ponto de referencia para a transformação da sociedade, pois a partir do momento que se participa, convive, debate e discute, surge à capacidade de modificar nossas atitudes diante da habilidade de pensar e questionar sobre nós mesmo
Sabemos a necessidade de nos adaptarmos a essa modernidade tecnológica que já faz parte do nosso cotidiano. É preciso mais atenção das políticas públicas e cidadãos conscientes do seu papel na sociedade da inclusão digital.


Maria Aparecida Alves Matos

cida

Mensagens : 3
Data de inscrição : 21/07/2010

Voltar ao Topo Ir em baixo

A importância das tecnologias na sala de aula

Mensagem  Noelma em Qua 21 Jul - 21:57:16

A importância das Novas Tecnologias no cotidiano escolar


O reconhecimento de uma sociedade cada vez mais tecnológica deve ser acompanhado da conscientização da necessidade de incluir nos currículos escolares as habilidades e competências para lidar com as Novas Tecnologias. No contexto de uma sociedade do conhecimento, a educação exige uma abordagem diferente em que o componente tecnológico não pode ser ignorado.
As TICs e o aumento da informação levam a uma nova organização do trabalho pedagógico, em que se faz necessário a especialização dos saberes. Nessa perspectiva, a escola deve propiciar ao aluno essas habilidades para lidar com as novas tecnologias.
Um novo paradigma está surgindo, o professor precisa saber orientar os alunos sobre onde colher informações e como utilizá-las na chamada SOCIEDADE DA INFORMAÇÃO. Cabe a escola preparar os alunos para resolver as mais variadas situações e responder rapidamente as mudanças contínuas. Porém, é imprescindível que haja uma formação continuada para os professores no intuito de mediar o trabalho pedagógico que envolve o uso das novas tecnologias.



Zuleide Nunes e Noelma Souza Rocha

avatar
Noelma

Mensagens : 5
Data de inscrição : 21/07/2010
Localização : Ibititá

Voltar ao Topo Ir em baixo

TECNOLOGIA NA ESCOLA E NA SOCIEDADE

Mensagem  jurema em Qua 21 Jul - 23:11:32

Segundo o dicionário Aurélio, tecnologia significa conjunto de conhecimentos, especialmente princípios científicos, que se aplicam a um determinado ramo de atividade. É sabido que desde a Revolução Industrial inúmeros têm sido os avanços e transformações proporcionadas pelas TICs. A cada novidade surgida a anterior já não satisfazem a uma determinada parcela da humanidade que acompanham o rítimo acelerado da evolução. Mas acompanhar, consumir, processar textos, planilhas, manejos de arquivos e acessar a internet não basta. Provavelmente se há intensão de usar e estreitar as relações entre sociedade/escola/TICs com eficácia, precisamos prover docentes e discentes para que tenham compreensão e visão crítica desses meios.

Aparentimente é notório um fato preocupante que permeia professores, estabelecimentos e pais, que é conseguir entender o funcionamento dessa teconlogia e estabelecer claramente quais os valores que devem guiar os alunos e alunas que estão de posse da internet, e-mail, comunidades, blogs, etc, esses milhões de jovens conectados aos monitores portam uma inteligência coletiva em movimento, de grande potencial e imaturidade provinda do despreparo para com as inovações.

O papel do professor frente as TICs é aceitar que as mídias introduzam os temas e usufruir desse ato em proveito da educação sistemática, pois é visível que as tecnologias tem desempenhado um novo papel ao mesmo tempo que propagam informações permanentimente atualizadas. Portanto e preciso ter como objetivo levar os jovens a se apropriar das ferramentas oferecidas pelas novas tecnologias para transformar o espaço onde vivem atrelados a uma cultura saudável, defendendo a idéia de que é fundamental adaptar a tecnologia para os usuários de diferentes faixas sociais. E que essas transformações sejam vividas por professor/aluno e percebidas por pais e comunidade, não apenas como preparação para o campo trabalhista mas, para uma satisfação plena e ética em todos os momentos.


Elaide Rocha Bastos e Jurema Araújo de Oliveira.


Última edição por jurema em Qua 21 Jul - 23:30:29, editado 3 vez(es)
avatar
jurema

Mensagens : 5
Data de inscrição : 20/07/2010
Idade : 42
Localização : Ibititá

Voltar ao Topo Ir em baixo

O uso das tecnologias na escola

Mensagem  edilane em Qua 21 Jul - 23:34:00

Vivemos em um cénario de grandes transformações socias e econômicas que revolucionam nossos modos de produção, de comunicação. Nesse contexto globalizado, as novas mídias e tecnologias envadem nosso cotidiano, mesmo assim a exclusão é grande, vai além da empregabilidade. É preciso superar esta crise, incorporando as TIC no processo educacional, para preparar jovens não só para a massa trabalhadora, mas educandos, provacadores, indignados, solidários, pois as novas tecnologias ampliam as capacidades e as possibilidades.
A nossa realidade ainda não contempla uma inclusão digital coletiva. todo cidadão precisa participar desta globalização digital, já que as novas TICs mudam profundamente os meios de produção e de consumo.


autores: Edilane Cristina e Edilermando
avatar
edilane

Mensagens : 6
Data de inscrição : 21/07/2010
Idade : 49
Localização : Ibititá

Voltar ao Topo Ir em baixo

Tecnologias e a aprendizagem, uma nova escola na era da informação

Mensagem  ronaldoteixeira em Qui 22 Jul - 11:10:52

Diante dessa nova situação, é importante que o professor possa refletir sobre essa nova realidade, repensar sua prática e construir novas formas de ação que permitam não só lidar com essa nova realidade, como também construí-la. E, para que isso ocorra, o professor tem que ir para o laboratório de informática dar sua aula e não deixar uma terceira pessoa fazer isso por ele. Ressaltando que, para o professor apropriar-se dessa tecnologia, é necessário que todo o corpo docente da instituição se mobilize na busca de novos conhecimentos a fim de se preparar para o uso do laboratório de informática na sua prática diária de ensino e aprendizagem.

Quanto à escola é necessário que esta prepare o professor para atuar com competência, certo de que, segundo Sampaio 1999, p.10 (Apud Tavares, 2008) “vivemos num mundo onde diversos meios podem levar ao raciocínio e ao conhecimento e de que a aprendizagem pode acontecer de várias maneiras, além da tradicional aula expositiva”. Desta forma é preciso haver a capacitação do professor (a) para que os recursos da informática contribuam para esta nova forma de aprendizagem que é conseqüência da inserção das novas tecnologias no cotidiano e da linguagem imposta pelos meios de comunicação. “Hoje ler o escrito não basta. Para ler o mundo é também necessário ler as mensagens tecnológicas e sua interferência nas formas de organização de nossa sociedade e nossa cultura”.

Ainda nas escolas é necessário observar os resultados obtidos com o uso da informática e a relação que esses equipamentos têm com o desenvolvimento de atividades escolares através dos trabalhos que são propostos para os alunos, à relação existente entre o microcomputador e a aquisição da linguagem escrita e oral; as conseqüências que a máquina pode trazer para os alunos que a utilizam como mais um instrumento na assimilação dos conteúdos e como a presença de mais um mecanismo a favor da aprendizagem está sendo encarado pelo corpo docente.

Autor: RONALDO TEIXEIRA



avatar
ronaldoteixeira

Mensagens : 3
Data de inscrição : 21/07/2010
Localização : Gelo

Voltar ao Topo Ir em baixo

Tecnologia na Educação

Mensagem  Olandes José de Oliveira em Qui 22 Jul - 11:24:27

Tecnologia na Educação

Vivemos em um mundo de constantes transformações sociais e econômicas, as novas mídias e tecnologias invadem nosso cotidiano. Diante dessas transformações devemos incorporar as novas tecnologias na educação escolar com o objetivo de preparar o educando para enfrentar os desafios que a vida lhes oferece. Precisamos formar os sujeitos para isso. Pensar em alfabetização tecnológica para todos, pois quem não domina a tecnologia não vai poder opinar o que fazer com ela. A sociedade deve ficar atenta sobre esta necessidade, principalmente a classe baixa, pois percebe-se que o acesso as novas tecnologias para a classe baixa só ocorre no âmbito escolar, já que em casa este contato com o mundo digital quase não existe.
A sociedade vem se empenhando com projetos de inclusão digital que buscam ampliar o acesso às novas tecnologias, mas o quadro ainda não é satisfatório. No entanto, a melhor forma de combater o apartheid digital a longo prazo é investir diretamente nas escolas, de modo que os alunos se adapte desde cedo às novas tecnologias.
[justify]

Olandes José de Oliveira

Mensagens : 4
Data de inscrição : 21/07/2010

Voltar ao Topo Ir em baixo

Tecnologia na escola e na sociedade

Mensagem  luciapaiva em Qui 22 Jul - 13:50:22

Nestes dias atuais vivemos em constantes transformações,relacionando a capacidade de produzir conhecimento através da tecnologia. E é neste processo de transmissão do conhecimento, onde o educador tem a missão de informar neste contexto globalizado para colaborar com a formação dos valores, conceito do cidadão crítico atuante.

Para muitos,esse imenso intercâmbio tecnológoco ainda é novo e vem gerando grandes conflitos,pois não é ainda a realidade de muitos. Mas, sem dúvida, é um produto indispensável para a sociedade, nas escolas, para professores e alunos nestes dias modernos.

Sabemos a necessidade de nos adaptar a essa modernidade tecnológica que faz parte do nosso cotidiano, para que possamos está interagindo com os avanços.


Uilma e Lúcia

luciapaiva

Mensagens : 4
Data de inscrição : 21/07/2010

Voltar ao Topo Ir em baixo

A importância das tecnologias

Mensagem  lucivoneoliveira em Qui 22 Jul - 15:50:58

As tecnologias estão inseridas em todo nosso cotidiano,a mesma hoje é imprescindível em todos os âmbitos,aí está a importância da inclusão digital nas escolas,inseridas nesse contexto a sociedade,comunidade e os corpos discente e docente,propiciam a aprendizagem,construindo novos conhecimentos ,compreendendo a importância das tecnologias para a interação e a comunicação do cidadão.A relação entre escola,tecnologia e sociedade contribui para o desenvolvimento de cidadãos aptos a construir uma sociedade homogênea no âmbito digital,trazendo assim o surgimento de novas classes sociais capazes de compreender a importância das tecnologia para a sua vida ,respeitando sempre as mesmas,buscando formar cidadãos para tal processo de ensino-aprendizagem,para que o mesmo escolha o que quer ler ,ouvir,aprender,e ser capaz de criar situações em que o cidadão se torne crítico,criativo e habilidoso nas atividades propostas dentro dos ensinos tecnológicos.[center]

lucivoneoliveira

Mensagens : 1
Data de inscrição : 21/07/2010

Voltar ao Topo Ir em baixo

Por que precisamos utilizar a tecnologia na escola

Mensagem  rosinerefelix em Qui 22 Jul - 16:34:13

Atualmente a escola não pode ficar presa somente ao livro didático, sabemos que estamos diante de tantas outras ferramentas que o livro didático com toda sua importância não é suficiente para incluir o aluno no mundo contemporâneo. Pois quem não compreende tecnologia não pode opinar no que diz respeito à mesma, e isso é inadmissível no mundo moderno, e pensando assim se faz necessário que toda instituição escolar ofereça seus alunos o acesso a inclusão digital. Pois é na escola que iremos acabar com o aparta id digital (Baggio, 2003).
O acesso as novas tecnologias é um direito de todos os cidadãos que o poder público tem que assegurar.
Rosinere Félix e Gilva Rodrigues

rosinerefelix

Mensagens : 2
Data de inscrição : 22/07/2010

Voltar ao Topo Ir em baixo

Re: ATIVIDADE 1

Mensagem  dávylla em Qui 22 Jul - 17:38:44

Nos dias atuais podemos constatar o grande avanço das tecnologias em todo o mundo.
Torna-se necessário o uso de tais tecnologias no âmbito escolar, pois através das mesmas há uma formação do cidadão crítico que busca a inclusão em uma sociedade que torna-se cada vez mais revolucionária em comunicação e novas tecnologias.
A escola deve propocionar a alfabetização tecnológica a todos, visando oferecer a oprtunidade de compreensão podendo assim transformar sua realidade e assumindo o direito de ser um cidadão.
Através da necessidade, as escolas estão sendo mobilizadasá inserção de projetos de inclusão digital que buscam ampliar o acesso ás novas tecnologias, ainda que essa inclusão se faz distante da nossa realidade.

Dávylla Dourado e Lyliane Lopes.

avatar
dávylla

Mensagens : 6
Data de inscrição : 21/07/2010
Idade : 35

Voltar ao Topo Ir em baixo

Tecnologia na educação

Mensagem  geruditerocha em Qui 22 Jul - 18:09:05

O texto introdução à Educação Digital foca a importância da inclusão digital no ambiente escolar, destacando que esse é o local mais adequado para que todos tenham acesso as novas tecnologias, pois é na idade escolar que as crianças e os jovens estão mais abertos ao aprendizado. Mas que infelizmente o número de escolas com acesso a internet ainda é muito baixo.

Atualmente no Brasil quem mais tem acesso as novas tecnologias são os centros urbanos e as classes mais elevadas do país, ou seja, quem tem maior poder aquisitivo.

O texto destaca também que não basta usar as novas tecnologias somente para ser alfabetizado ou civilizado, e sim, que as pessoas usem para melhorar suas condições de vida. E que, além disso, precisamos educar os sujeitos para serem críticos, criativos e cuidantes, pois se não ficarmos atento a essas três características poderemos até inviabilizar a vida no planeta, ou seja, ao mesmo tempo em que evoluímos corremos sérios riscos de destruímos tudo.

geruditerocha

Mensagens : 4
Data de inscrição : 22/07/2010

Voltar ao Topo Ir em baixo

O uso pedagógico das novas tecnologias digitais

Mensagem  perpétua em Qui 22 Jul - 18:17:51

O uso das tecnologias potencializaram os sentidos e a capacidade humana. Assim, hoje podemos contar com as memórias inesgotáveis dos computadores, com a presença virtual em ambientes diversos e ao mesmo tempo e com o acesso e disponibilização de informações imediatas em qualquer lugar e a qualquer hora.

O que se busca em educação, com a utilização das TICs, é uma interação que permita ao aprendiz representar as próprias idéias e participar de um processo construtivo. Nesse sentido, a especialista Léa Fagundes, pioneira no uso da informática educacional no Brasil, afirma “que o caminho mais curto e eficaz para introduzir nossas escolas no mundo conectado, passa pela curiosidade, pelo intercâmbio de idéias e pela cooperação mútua entre todos os agentes envolvidos no processo, sem receitas preestabelecidas e os ranços da velha estrutura hierárquica que rege as relações entre professores e estudantes.”

Sabemos que apesar de o processo de letramento digital estar presente em toda a sociedade, mesmo que seja quase imperceptível, ele ainda não acontece nas escolas. Implantar essa nova consciência é o grande desafio. Porém, apenas o uso de mídias não é suficiente; sem a presença do educador letrado digitalmente, será difícil pensar que as novas tecnologias podem, sozinhas, revolucionar a educação.


Perpétua Alecrim e Sandra Ramos Dourado

perpétua

Mensagens : 3
Data de inscrição : 20/07/2010

Voltar ao Topo Ir em baixo

Tecnologia na escola e na sociedade

Mensagem  reinielma em Qui 22 Jul - 20:43:01

Segundo dados de 2008 do cemetê gestor da internet,no Brasil a taxa media brasileiras de acesso a internet nos domicílios é de 20%.Parece ser um numero bem significativo,se não fossa a taxa nédia.Percebe-se também por meio da pesquisa que a região mais conectada a internet é o sudeste com 26%.Enquanto n norte e o nordeste com 9%.
Os dados mostram claramente que por ser mais conectada, a região sudeste é muito melhor e economicamente. Faz-se necessário mudar essa estatística. Pois sabemos o quanto é importante ter acesso a tecnologias, não só ter acesso,mas também saber e compreender como usa-las adequadamente e necessariamente para formação do individuo, seja pessoa e profissional.
Hoje o mercado de trabalho quase de forma genal, exige que o trabalhador ao ingressar nesse mercado que saiba um pouco ou muito sobre a tecnologia.Formando-se o uso de tecnologia essenciais nos dias atuais,obrigando os indivíduos a brigaram formas de se adequarem a esse novo contexto,se preferirem ingressar a esse momento.
Para tanto precisaremos de acessibilidade a essas tecnologias, visto que o acesso às mesmas ainda é escasso nas classes menos favoráveis. E ai é onde entra a escola com as ferramentas tecnológicas à disposição dos alunos. Sabendo que, não basta apenas deixar de ser analfabeto digital, mas também que passe por orientadores capacitados para tanto, e que esse estudantes venham a ser bem encaminhados para o objetivo que deseja almejar.

De: Reinielma e Audre
avatar
reinielma

Mensagens : 7
Data de inscrição : 22/07/2010

Voltar ao Topo Ir em baixo

ATIVIDADE 1

Mensagem  daniladourado em Qui 22 Jul - 22:37:02

[
b] Partindo do ponto que vivemos num mundo Globalizado, em uma sociedade cercada de informações. Ficar de fora fingindo que nada ta acontecendo “é parar no tempo”, a cada dia o volume de informações cresce e tal crescimento influencia no nosso cotidiano.
A escola como agente transformador da sociedade, não poderia ficar de fora do mundo tecnológico, entretanto muitas vezes encontramos falta de estrutura física para tal e até mesmo o despreparo dos profissionais de educação, portanto cabe ao profissional de educação estar em constante formação, porque o mundo tecnológico informatizado perpassa os muros escolares.
Os professores lidam cada vez mais com alunos atualmente informatizados , nesse sentido as novas tecnologias podem ser um aliado na prática pedagógica.

Danila Dourado e Ramon Teixeira Very Happy
avatar
daniladourado

Mensagens : 7
Data de inscrição : 21/07/2010
Idade : 38
Localização : Ibititá

http://infanciaibitita.blogspot.com/

Voltar ao Topo Ir em baixo

TECNOLOGIA EM SALA DE AULA

Mensagem  gardenia em Qui 22 Jul - 22:55:14

POR QUE PRECISAMOS USAR A TECNLOGIA NA ESCOLA?

A sociedade vem passando por diversas transformações, e a tecnologia é a base dessas transformações. O uso de novas tecnologias vem sendo mais freqüente em nossas vidas. E ultimamente, há muitos discursos sobre a importância de se utilizar recursos tecnológicos em sala de aula, pois os alunos estão em busca da internet, do vídeo-game, do DVD, quando estão de fora da mesma. Logo, as crianças e jovens estão inseridos em um contexto em que a tecnologia computadorizada está cada vez mais freqüente e o professor que não se adaptar, ficará para trás. A conseqüência disso pode ser uma sala desmotivada e indisciplinada.
Contudo, devemos nos ater à tecnologia como uma estratégia pedagógica adicional e, portanto, não é necessário que esteja em todas as aulas.
Mas, não basta apenas levar a tecnologia para a sala de aula,
e sim fazer um planejamento e ter um objetivo traçado, afinal a metodologia é o que conta, a tecnologia é mais um instrumento de trabalho que nos proporcionará maior interesse e motivação entre os alunos. O que não pode ocorrer é o professor ignorar o fato de que a tecnologia faz parte do dia-a-dia do aluno e cobrar dele interesse pelas aulas.
“Os recursos tecnológicos são armas fundamentais para tornar as aulas mais instigantes e apreciadas.”


Cleone e Gardênia Very Happy

[/justify]
[/color][/color]










Última edição por gardenia em Dom 25 Jul - 8:25:52, editado 4 vez(es)
avatar
gardenia

Mensagens : 4
Data de inscrição : 20/07/2010
Idade : 43
Localização : IBITITÁ

Voltar ao Topo Ir em baixo

TECNOLOGIAS NO COTIDIANO: DESAFIOS À INCLUSÃO DIGITAL

Mensagem  Reginaldo Aquino em Sex 23 Jul - 6:02:31

  1. A sociedade atual torna -se cada vez mais complexa. Há algumas décadas atrás discutia-se sobre o uso ou não de tecnologias como computadores em sala de aula. Hoje a presença destas tecnologias são uma realidade em muitos escolas, mesmo aquelas que ficam em bairros periféricos das cidades, isto graças a programas de inclusão digital como os Infocêntros ou Laboratórios de informática.Entretanto os educadores em sua grande maioria não sabem como usar essas tecnologias no processo ensino aprendizagem . As novas tecnologias, principalmente a internet, nos proporciona o acesso rápido à informação.Neste contexto, as TICs tornam-se indispensáveis neste processo ensino-aprendizagem visto que as novas tecnologias fornece-nos novos meios de aquisição do conhecimento que antes estava restrito apenas à transmissão pelo professor mediante o livro didático.O grande desafio do educador diante deste novo contexto é refletir sobre o verdadeiro papel das TICs e aprender a usa-las como ferramente aliada ao processo de construção do conhecimento.


Reginaldo Tomaz de Aquino.
avatar
Reginaldo Aquino

Mensagens : 7
Data de inscrição : 22/07/2010
Idade : 37
Localização : Ibititá

Voltar ao Topo Ir em baixo

Atividade 1

Mensagem  Viviane Aquino em Sex 23 Jul - 7:01:11

Antes nas escolas não se pensava em inclusão digital, esta parecia estar além dos muros que separava a escola e sociedade, mas com o decorrer do tempo surgiu a necessidade de adequar a escola com as novas tecnologia. desta forma percebe-se a importância e os desafios a serem enfrentado com o uso dessas novas mudanças decorrentes das TIC nas escolas e na sociedade pois vem geram grandes transformações não somente no âmbito social, econômico mas também político,desta forma a inclusão digital não veio somente para superar a crise da empregabilidade apenas pois vai mais além disso assim é preciso superar essa relação entre tecnologia , escola e sociedade como diz Hugo Assmann , não basta educar a massa trabalhadora ...é preciso educar para provocar indagação frente a indagação conformista da relação tecnologia e exclusão.É preciso conscientizar os cidadão aptos a construir uma sociedade solidaria ...diante deste pensamento pode-se dizer que escola, sociedade e tecnologia devem andar juntas em uma mesma linha de raciocínio para uma educação de qualidade onde todos tem os mesmos direito e deveres. Para que a democracia se concretize finalmente é preciso pensar em alfabetização tecnológica para todos, pois quem não compreende a tecnologia não vai poder opinar sobre o que fazer com ela ; felizmente a sociedade tem pensado em inclusão digital equipando escolas com novas tecnologias assim acredita-se que
a escola deve ser o melhor lugar em que se deva investir e garantir essa aprendizagem uma vez que grande maioria dos jovens a freqüenta num tempo em que estão aberto a novos conhecimentos alem disso, há grande quantidade de crianças que ainda não tiveram acesso a essas novas tecnologias.

Viviane Dourado Teixeira de Aquino.

Viviane Aquino

Mensagens : 4
Data de inscrição : 22/07/2010

Voltar ao Topo Ir em baixo

por que precisamos usar tecnologia na escola?

Mensagem  fernanda em Sex 23 Jul - 10:43:08


Por que precisamos usar tecnologia na escola?
Este curso de introdução à educação digital traz uma reflexão sobre o processo de integração e participação no processo formativo sobre mídias, tecnologia, manejo de ferramentas disponíveis nos computadores.
A chegada das tecnologias de informação e comunicação na escola nos traz estratégias que proporcionam aprendizagem. Não há só um caminho, nem uma só solução ao contrário, há uma gama de possibilidades e poderemos até encontrar novas respostas para velhas perguntas, faremos leituras, assistiremos a vídeos navegaremos em paginas da internet, publicaremos nossas idéias virtuais. Conceituar o que são tecnologia e mídias compreender a necessidade de refletir sobre as questões práticas e pedagógicas.
Formar uma idéia inicial a respeito das potencialidades de processamento de informação das tecnologias digitais. Familiarizar-se com os recursos mais básicos do computador: navegação em conteúdo da identificação dos itens da internet. Precisamos entender melhor as relações entre tecnologia e sociedade.
No inicio da década de 80 havia o anseio de que essa tecnologia que pudesse levar a aceleração perigosa de estágios de aprendizagem com conseqüência grave hoje há bastante concordância sobre o fato de que informática deva ser incorporada ao processo educacional. processo educativos tem implicações que ultrapassam de longe os muros de uma sala período, chamado de revolucionário. É preciso formar cidadãos aptos a construir uma sociedade solidaria cada geração precisa aprender a dar valor à sociedade.
Expandiu a nossa capacidade de comunicação e de expressão. Como exemplo a revolução industrial com seus inventos principais a maquina a vapor e a criação da imprensa.
O mercado de trabalho foi extintos novos produtos são criados constantemente. Queremos uma tecnodemocracia que alfabetize todos os sujeitos para compreender a tecnologia pois não vai poder opinar sobre o que fazer com ela. Hoje em dia a realidade já não nos permite ser otimistas é um fato bastante triste no mundo em que vivemos onde tanta “riqueza foi produzida” segundo dados do comitê gestor da internet, a grande diferença entre as regiões tendo o acesso a internet domicilio é de 20% e a sudoeste a mais conectada com 26% e a menos conectadas com 9% essa é a diferença.
Vamos fazer uma comparação com a alfabetização para a escrita e a leitura. Chegando a promover a alfabetização tecnológica sabemos que um cidadão precisa muito mais do que isso. Poder escrever com competência sobre o que desejar acima de tudo precisa ter o direito de ser lido.
O que está em jogo e o controle político e social dessas características técnicas dos meios de produção é preciso fazer crescer a consciência do significado cultural do instrumento de forma a minimizar a “delegação” de poder aos especialistas.

Fernanda Brandão de Barros e Claudia Brandão.

fernanda

Mensagens : 4
Data de inscrição : 21/07/2010

Voltar ao Topo Ir em baixo

TECNOLOGIA NA EDUCAÇÃO E NA SOCIEDADE

Mensagem  robertomendes em Sex 23 Jul - 11:17:56

Desde o inicio que o homem ja buscava estabelecer uma relação com a natureza, ate porque o mesmo depende dos recursos oferecido pela mesma para sua sobrevivência.
Por ser comunicativo e inteligente o homem está em constante transformação, sempre buscando novos conhecimentos, novas maneiras de facilitar a relação com a natureza.Assim como a descoberta do fogo a geração da época, as tecnologias veio para revolucionar a vida dos seres humanos nos dias atuais, melhorando e facilitando as condições de vida do homem em muitos ou em todos os aspectos.Sabendo que as tecnologias são produto e meio da relação do homem com a natureza, podemos dizer que as mesmas são indispensáveis nos dias atuais.Infelizmente o uso dessas tecnologias ainda não é uma realidade de todos, e se queremos uma tecnodemocracia,vamos precisar formar os sujeitos para isso.Precisamos pensar em alfabetização tecnológica para todos,e é importante considerar que a escola é um lugar especialmente adequado para a promoção da inclusão digital, uma vez que a grande maioria dos jovens a frequentam num tempo em que estão bastante abertos ao aprendizado.
Portanto podemos afirmar que a melhor forma de acabar com o analfabetismo digital é investir diretamente nas escolas de modo que desde cedo os alunos possam ter acesso às novas tecnologias.

robertomendes

Mensagens : 4
Data de inscrição : 23/07/2010

Voltar ao Topo Ir em baixo

Porque precisamos usar a tecnologia na escola

Mensagem  janetepimenta em Sex 23 Jul - 11:48:14

Sentimos a necessidade de conhecer os recursos tecnológicos, bem como seu uso em sala de aula .com o objetivo de buscar novos conhecimentos que proporcione as aprendizagens dos alunos.
com o avanço das tecnologias ocorreram mudanças significativas no processo educacional, o ensino aprendizagem tem exigido ,do professor novos conhecimentos e os recursos tecnológicos oferecem possibilidades de trabalho para a ampliação e melhora das aprendizagens.

janetepimenta

Mensagens : 1
Data de inscrição : 21/07/2010
Idade : 48

Voltar ao Topo Ir em baixo

POSTAGEM DE KALIANDRA

Mensagem  kaliandralima em Sex 23 Jul - 11:51:57

Por que precisamos usar a tecnologia na escola?
É de suma importância o uso das tecnologias na escola, pois estas servirão de instrumento para nortear o trabalho pedagógico dos profissionais da educação e também para uma aprendizagem mais significativa dos educandos, considerando a sua formação enquanto cidadão para uma sociedade cada vez mais solidária.
O uso das TICs precisa ultrapassar o espaço da sala de forma que abra novas possibilidades para a inclusão digital e pensar em alfabetização tecnológica para todos, pois a incompreensão da mesma implicará no seu mau uso. Além disso, a escola é um lugar onde a promoção para a inclusão digital pode acontecer de forma mais abrangente, principalmente pelo uso coletivo dos computadores.
Segundo Mussio (apud RAMOS, 1996, p.06), é interessante usar um artefato tecnológico não apenas para se informar, ser civilizado ou alfabetizado, mas também para melhorar a nós mesmos, ativar funções críticas autônomas de avaliação de tais sistemas, por aquilo que fazemos e pelo modo como fazemos. É preciso compreender que dominar uma ferramenta é muito mais que aprender a usá-la, e ser criativo, é ser capaz de recriar-se e recriar o mundo, é necessário sermos capazes de perceber a natureza dos valores em jogo e estarmos atentos ao que nos interessa, discernindo que impactos nossas idéias e ações têm sobre as outras pessoas e sobre o planeta.

Escrito por: Kaliandra Lúcia de Lima Pereira

kaliandralima

Mensagens : 5
Data de inscrição : 20/07/2010
Idade : 39
Localização : ibititá

Voltar ao Topo Ir em baixo

Por que precisamos usar a tecnologia na escola

Mensagem  edivaniadourado em Sex 23 Jul - 12:00:44

Porque a tecnologia na escola passa a ser um lugar adequado para promover a inclusão digital,sendo que a maioria dos jovens a frequenta num tempo em que estão abertos ao aprendizado.
E investindo diretamente nas escolas a alfabetização tecnológica para todos , os alunos passam a ter acesso desde cedo e a compreender as novas tecnologias para que possam opinar sobre o que fazer com ela, porque precisamos educar cidadãos aptos a construir uma sociedade solidária

edivaniadourado

Mensagens : 2
Data de inscrição : 23/07/2010

Voltar ao Topo Ir em baixo

atividadede de edivania

Mensagem  edivaniavieira em Sex 23 Jul - 12:02:48

porque a tecnologia na escola passa a ser um espaço adequado para o professor quanto para o aluno. assim é importante considerar que a escola é um lugar especialmente para a inclusão digital, uma vez que a grande maioria dos jovens a frequenta num tempo em que estão bastante abertos ão aprendizado. além disso o uso coletivo que se faz um investimento socialmente relevante.

edivaniavieira

Mensagens : 3
Data de inscrição : 22/07/2010

Voltar ao Topo Ir em baixo

Re: ATIVIDADE 1

Mensagem  Conteúdo patrocinado


Conteúdo patrocinado


Voltar ao Topo Ir em baixo

Página 1 de 3 1, 2, 3  Seguinte

Voltar ao Topo

- Tópicos similares

 
Permissão deste fórum:
Você não pode responder aos tópicos neste fórum