ATIVIDADE 1

Página 2 de 3 Anterior  1, 2, 3  Seguinte

Ir em baixo

TECNOLOGIA NA EDUCAÇÃO E NA SOCIEDADE

Mensagem  Fábio Rocha de Souza em Sex 23 Jul - 15:26:49

Por Fábio Rocha de Souza e Matuzálem José Rodrigues


Na atualidade vivemos na chamada Sociedade da Informação onde é fundamental estar informado e comunicar por telefone ou através da Internet, uma vez que, a maioria dos nossos alunos já estão de forma direta ou indiretamente inseridos nesse mundo informatizado.
As novas tecnologias (TIC) têm um grande importância na vida das pessoas, invadindo todas as áreas do quotidiano, incluindo a Educação, a área profissional e o lazer.
Precisamos usar a tecnologia na escola porque através dela existe a possibilidade de uma melhor aprendizagem por parte dos alunos e, um melhor ensino dos professores,haja visto que, as tecnologias têm um grande potencial inovador que se reflete em todos os aspectos da nossa sociedade, quer seja nas formas de aprender e ensinar, quer seja nas formas de trabalhar e as formas de comunicar e de lazer.

Fábio Rocha de Souza

Mensagens : 4
Data de inscrição : 23/07/2010
Idade : 46
Localização : Ibititá

Voltar ao Topo Ir em baixo

"Tudo muda o tempo todo no mundo"

Mensagem  ŋleide Bento em Sex 23 Jul - 15:36:48

“Tudo muda o tempo todo texto no mundo”...

O mundo “respira” tecnologia e vive em constantes transformações que implicam em mudanças em todas as instâncias sociais.
Nesse contexto as TICs aparecem como um dos elementos principais, originando profundas crises e desequilíbrios na vida em sociedade.
No entanto, em meio a tantas transformações, a instância da Educação pouco tem mudado... Muito almejamos e tentamos, pouco alcançamos...
É imprescindível ressaltar que a nossa sociedade repleta de desigualdades sociais propicia sérias dificuldades em relação à inclusão digital. E sendo as TICs fruto de um modelo neoliberal, acaba por favorecer às pessoas de maior poder aquisitivo.
Levando-se em consideração que a escola é tlugar propício à promoção da cidadania, faz-se urgente e fundamental a capacitação dos professores (pois muitos ainda estão excluídos digitalmente)e a inserção das TICs nas escolas; objetivando além da inclusão digital, quem sabe, uma séria transformação na educação do nosso país!

ŋleide Bento

Mensagens : 3
Data de inscrição : 21/07/2010

Voltar ao Topo Ir em baixo

Novas Tecnologias

Mensagem  matuzalem rodrigues em Sex 23 Jul - 16:40:07

Reflexão sobre o texto “por que precisamos usar a tecnologia na escola”
Por: Matuzalem José Rodrigues

Um dos trechos do texto que chama muito a atenção e quando a autora faz o seguinte relato: o uso ou a incorporação das novas tecnologias da informação e comunicação nos processos educativos tem implicações que ultrapassam de longe os muros de uma sala período que está sendo chamado de revolucionário.
Com certeza tudo o que está acontecendo em relação ao processo de informação, comunicação vai bem além dos muros da sala de aula, por isso é que devemos nos preparar para os próximos acontecimentos, os alunos podem adquirir, mas informações dentro de suas casas do que numa sala de aula, basta ele ter um computador com internet e já saber usar que ele pode adquirir milhares de informações além poder comunicar com todo o mundo em tempo real. Mas é importante ressaltar que nem todos os brasileiros têm acesso a todas essas novas tecnologias e usam praticamente a TV e rádio, que eu Matuzalem José Rodrigues considero que na maioria das vezes são instrumentos de comunicação e informação que servem para manipular as pessoas com programas de alienação, e que os tempos que dedicam para as boas informações mastigam muito em uma coisa só e não diz nada, também quase ninguém que r mesmo ouvir, pois já estão alienados com programa sem sentido.
Voltando para a escola o texto traz que a escola é o lugar especialmente adequado para a promoção da inclusão digital uma vez que a maioria dos jovens a freqüenta num tempo em que estão bastante abertos ao aprendizado. É um trecho muito bem elaborado só faltou dizer que os professores já deveriam estar incluído no mundo digital, muitos de nós estamos exclusos, estamos aprendendo a lidar com essas novas tecnologias juntos com os alunos eu mesmo nem aprendi usar o retro – projetor e já tenho que usar o data- show, essas tecnologias chega muito depressa, que dizer depressa em alguns lugares, por que em nosso município tem escolas que não tem nem uma TV, Melhor nem eletricidade.
Então o que é devemos fazer é, nos preparar para toda uma compreensão tecnológica do uso desse novos instrumentos de ensino, sendo capaz de julgar e avaliar o melhor instrumento tecnológico a ser usado em nossas aulas. Devemos ser criativos e parte integrante de todo esse processo, por se não vamos ser considerado instrumentos de ensino ultrapassado.

matuzalem rodrigues

Mensagens : 4
Data de inscrição : 23/07/2010

Voltar ao Topo Ir em baixo

Tecnologia na escola

Mensagem  roberiabastos em Sex 23 Jul - 16:49:32

Em meio ao grande avanço tecnológico, muitas melhorias vem acontecendo na área da educação,com sequentemente também na sociedade.Com a inovação da informática ao processo educacional,podemos obter grandes avanços nessa área,sabendo a nessecidade de adaptarmos a essa modernidade,que irá fazer parte do nosso cotidiano e a cada dia obter mais informações,ampliando assim nossos conhecimentos,facilitando cada vez mais otrabalho de professor e aluno con tudo,tendo um novo olhar voltado para novos horizontes.






Roberia melo

roberiabastos

Mensagens : 4
Data de inscrição : 23/07/2010

Voltar ao Topo Ir em baixo

Tecnologia na escola e na sociedade

Mensagem  gilvaneibastos em Sex 23 Jul - 16:57:16

Hoje em dia está sendo muito importante o uso da tecnologia na sociedade, por isso deve ser incorporada ao processo educacional, e cabe aos educadores determinar o que vai se tornar realidade ,ajudando os alunos a compreender a tecnologia para que possam ter sua própria opinião do que fazer com ela.
Um dos objetivos da informática na educação é o de conhecer as possibilidades de uso da informática, e o professor familiarizando com o computador ,usando nas mais variadas atividades de rotina,igual fazem com os livros, descobrirão ou inventarão maneiras de como motivar os alunos, tanto quanto hoje fazem os jogos e os desenhos animados. Com isso pode dar certo a alfabetização tecnológica nas escolas.

gilvaneibastos

Mensagens : 2
Data de inscrição : 23/07/2010

Voltar ao Topo Ir em baixo

Tecnologia na escola

Mensagem  Hildean Bastos em Sex 23 Jul - 17:01:20

As tecnologias estão cada dia ocupando todos os espaços.
A tecnologia veio para fazer parte na nossa vida, colaborar com o nosso trabalho.
Necessitamos estar atentos as inovações tecnológicas e ligadas as informações que nos permitam tornar um profissional atualizado e facilitar o processo de ensino e aprendizagem.
Entretanto é necessário aproveitar esses recursos para o conhecimento que visa a formação integral do aluno.
Podemos afirmar que essas mudanças rápidas trazem grandes desafios tanto para os alunos quanto para os professores .
É importante considerar que a escola é um lugar especialmente adequado para a promoção de inclusão digital.


Hildean e Amelia
avatar
Hildean Bastos

Mensagens : 5
Data de inscrição : 23/07/2010
Idade : 45
Localização : Ibititá-Ba

Voltar ao Topo Ir em baixo

Tecnologia na escola e na sociedade

Mensagem  geovannyrelme em Sex 23 Jul - 17:13:51

A velocidade com que as tecnologias avançam, impulsiona o homem a assumir uma postura que o coloque em atuação eficaz frente a esta nova realidade. O acesso a estas novas tecnologias é cada vez mais facilitando e hoje, é difícil imaginar qualquer atividade realizada sem elas.
A revolução tecnológica produzir uma geração de alunos que cresceu em ambientes ricos de multimídia,com expectativa e visão de mundo diferente de gerações anteriores; portanto,a revisão das práticas educacionais é condição para que possamos dar-lhes educação apropriada.
Na escola, essa revolução tecnológica requer uma nova forma de interagir: Conteúdo, sala de aula, aluno e professor. Houve uma inversão de valores, onde o professor deixou de ser o ponto fundamental na aprendizagem do aluno para ser referencial facilitador na construção do aprendizado. Contudo, a construção do conhecimento pelo aprendiz não é um processo simples e imediato, mas complexo e de longo prazo.


Geovanny Relme
avatar
geovannyrelme

Mensagens : 5
Data de inscrição : 21/07/2010

Voltar ao Topo Ir em baixo

atividade

Mensagem  nanci em Sex 23 Jul - 18:12:07


Na prática, a especialista explica que é preciso que o educador atribua sentido aos equipamentos em seu trabalho. É só a partir do momento em que incorporamos as novas mídias que valorizamos seu uso. “Temos hoje boas bases informatizadas que foram criadas pelas próprias Secretarias de Educação com o intuito de facilitar o acompanhamento de dados escolares, como desempenho de alunos, índices de aprovação e evasão. No entanto, de nada adianta o diretor alimentar essas bases se, quando alguém solicita alguma informação, ele acha mais fácil procurar num papelzinho. O uso de diferentes linguagens de mídia na escola pode ser um caminho para promover mudanças de atitudes e de metodologias de trabalho.

Simplesmente a tecnologia nas escolas não é nada mais do que uma forma muito mais fácil e sincera de passar o aprendizado para o aluno que possui um ótimo futuro. o futuro hoje esta nas mãos das novas tecnologias,não podemos ficar preso no tempo ,temos que evoluir ao decorrer do tempo.

nanci

Mensagens : 4
Data de inscrição : 23/07/2010

Voltar ao Topo Ir em baixo

Re: ATIVIDADE 1

Mensagem  valdionete em Sex 23 Jul - 18:14:32

Introdução a educação digital:
As tecnologias na escola e na sociedade são produto e meio da relação do homem com a natureza transformando revolucionando nossos modos de produção,de comunicação,produzindo intercâmbio às práticas sócio culturais trazendo o desafio à inclusão digital no cotidiano pedagógico nas escolas para professores e alunos e toda a sociedade em geral,vamos precisar formar os sujeitos para isso.Precisamos pensar em alfabetização tecnológica para todos opinar sobre o que fazer com a informática incorporada ao processo educacional.Há também muitos projetos de inclusão digital que buscam ampliar o acesso às novas tecnologias.

valdionete

Mensagens : 3
Data de inscrição : 22/07/2010

Voltar ao Topo Ir em baixo

Re: ATIVIDADE 1

Mensagem  Sueli em Sex 23 Jul - 19:07:30

As sociedades conteporâneas vivem um processo de inserção no contexto que se abre com a utilização das tecnologias da informação.Essa conteporaneidade exige que se pensem os processos de significação, de aprendizagem, de cidadania, de produção,de cultura e conhecimento, o que se apóia na disponibilização de informação. A informação e conhecimento relacionam-se,um supõe o outro,mas um não se reduz ao outro. Esse processo não acontece individualmente, produz-se na relação do sujeito com o mundo, relação mediada pela linguagem, na interação entre os sujeitos.
"É no contato com as teconologias que os sujeitos vão tomando conhecimentos, tematizando e compreendendo seu contexto. Para isso, é necessário se pensar numa política educacional, possibilitando os indivíduos de poderem falar,expressar seus pensamentos, desejos e aspirações"(Serpa e Preto,2001).
Em se tratando da sala de aula, nós educadores, precisamos nos habituarmos a esse mundo digital, pois os nossos educandos mais do que nunca precisam fazer parte também desse processo , uma vez que, é na aquisição de conhecimentos que o indivíduo constroi sua criticidade e esse curso vai nos oferecer subsíduos para trabalharmos a partir dos desafios do cotidiano.
Sueli e Verbênia


Última edição por Sueli em Dom 25 Jul - 16:17:20, editado 4 vez(es)
avatar
Sueli

Mensagens : 5
Data de inscrição : 21/07/2010

Voltar ao Topo Ir em baixo

A importancia da inclusao digital na escola

Mensagem  dilzapereira em Sex 23 Jul - 19:52:24

No mundo globalizado em que estamos vivendo ,e de fundamental importancia incluir no curriculo escolar a educacao digital, so assim os nossos alunos poderao ter acesso ao uso das novas tecnologias . Como vimos no texto , no Norte e Nordeste a taxa media de acesso a internet e de apenas 9%, dados que estao relacionados aos indicadores economicos e sociais da regiao. Como diz o texto ,a melhor forma de combater o apartheid digital a longo prazo e investir diretamente nas escolas , para que os alunos ,principalmente da zona rural ,tenham acesso as novas tecnologias Dilza P. Neves Monteiro

dilzapereira

Mensagens : 1
Data de inscrição : 21/07/2010

Voltar ao Topo Ir em baixo

: Por que precisamos usar a tecnologia na escola?

Mensagem  ŋleide Bento em Sex 23 Jul - 20:56:16

Resumo: Por que precisamos usar a tecnologia na escola?
Por: Elda Ramos
Na década de 80 pouco se pensava na tecnologia em sala de aula, argumentava-se que isso leva a aceleração perigosa dos estágios de aprendizagem com conseqüências graves.
A inclusão digital nos dias de hoje não se da apenas em preparar os educandos para o mercado de trabalho, pois esta não da conta da sua sutileza e da complexidade da relação entre escola, tecnologia e sociedade.Não contribui também para a construção de educação para a solidariedade, para a equidade, para o consumo ecologicamente sustentável.
Fazendo uma análise na história, sempre passamos por grandes mudanças e grandes transformações, percebemos que entre seus motivos estava sempre a invenção de alguma ferramenta que expandiu a nossa capacidade de ação sobre o mundo (revolução industrial),ou, que expandia a nossa capacidade de comunicação e de expressão (criação da imprensa). As novas tecnologias ampliam as nossas capacidades de modo extraordinário, e, por isso, a dimensão das mudanças que elas estão produzindo vem gerando profundas crises e desequilíbrios.
Hoje no Brasil são poucas escolas que tem acesso a internet, o governo vem tentando mudar essa situação, equipando as escolas com computadores, mas muito ainda precisa ser, principalmente na maneira como são usadas as tecnologias nas escolas, não basta aprender a dominar a máquina, é preciso definir conjuntamente o que vamos fazer com elas, ser criativo capaz de criar-se e recriar o mundo ou de inventar as tecnologias que queremos. Ser capaz de perceber a natureza dos valores em jogo, estar atento ao que verdadeiramente interessa,discernindo que impactos nossas idéias e ações têm sobre as outras pessoas, e sobre o planeta, pois, não nos esqueçamos que vivemos um tempo em que nossas ações estão em vias de inviabilizar a vida no planeta.

ŋleide Bento

Mensagens : 3
Data de inscrição : 21/07/2010

Voltar ao Topo Ir em baixo

tecnologias e educação

Mensagem  ŋleide Bento em Sex 23 Jul - 21:13:13

Resumo: Por que precisamos usar a tecnologia na escola?
Por: Elda Ramos
Na década de 80 pouco se pensava na tecnologia em sala de aula, argumentava-se que isso leva a aceleração perigosa dos estágios de aprendizagem com conseqüências graves.
A inclusão digital nos dias de hoje não se da apenas em preparar os educandos para o mercado de trabalho, pois esta não da conta da sua sutileza e da complexidade da relação entre escola, tecnologia e sociedade.Não contribui também para a construção de educação para a solidariedade, para a equidade, para o consumo ecologicamente sustentável.
Fazendo uma análise na história, sempre passamos por grandes mudanças e grandes transformações, percebemos que entre seus motivos estava sempre a invenção de alguma ferramenta que expandiu a nossa capacidade de ação sobre o mundo (revolução industrial),ou, que expandia a nossa capacidade de comunicação e de expressão (criação da imprensa). As novas tecnologias ampliam as nossas capacidades de modo extraordinário, e, por isso, a dimensão das mudanças que elas estão produzindo vem gerando profundas crises e desequilíbrios.
Hoje no Brasil são poucas escolas que tem acesso a internet, o governo vem tentando mudar essa situação, equipando as escolas com computadores, mas muito ainda precisa ser, principalmente na maneira como são usadas as tecnologias nas escolas, não basta aprender a dominar a máquina, é preciso definir conjuntamente o que vamos fazer com elas, ser criativo capaz de criar-se e recriar o mundo ou de inventar as tecnologias que queremos. Ser capaz de perceber a natureza dos valores em jogo, estar atento ao que verdadeiramente interessa,discernindo que impactos nossas idéias e ações têm sobre as outras pessoas, e sobre o planeta, pois, não nos esqueçamos que vivemos um tempo em que nossas ações estão em vias de inviabilizar a vida no planeta.



ŋleide Bento

Mensagens : 3
Data de inscrição : 21/07/2010

Voltar ao Topo Ir em baixo

tecnologias educação

Mensagem  adeilton frança (Deinho) em Sex 23 Jul - 21:20:03

Resumo: Por que precisamos usar a tecnologia na escola?
Por: Elda Ramos
Na década de 80 pouco se pensava na tecnologia em sala de aula, argumentava-se que isso leva a aceleração perigosa dos estágios de aprendizagem com conseqüências graves.
A inclusão digital nos dias de hoje não se da apenas em preparar os educandos para o mercado de trabalho, pois esta não da conta da sua sutileza e da complexidade da relação entre escola, tecnologia e sociedade.Não contribui também para a construção de educação para a solidariedade, para a equidade, para o consumo ecologicamente sustentável.
Fazendo uma análise na história, sempre passamos por grandes mudanças e grandes transformações, percebemos que entre seus motivos estava sempre a invenção de alguma ferramenta que expandiu a nossa capacidade de ação sobre o mundo (revolução industrial),ou, que expandia a nossa capacidade de comunicação e de expressão (criação da imprensa). As novas tecnologias ampliam as nossas capacidades de modo extraordinário, e, por isso, a dimensão das mudanças que elas estão produzindo vem gerando profundas crises e desequilíbrios.
Hoje no Brasil são poucas escolas que tem acesso a internet, o governo vem tentando mudar essa situação, equipando as escolas com computadores, mas muito ainda precisa ser, principalmente na maneira como são usadas as tecnologias nas escolas, não basta aprender a dominar a máquina, é preciso definir conjuntamente o que vamos fazer com elas, ser criativo capaz de criar-se e recriar o mundo ou de inventar as tecnologias que queremos. Ser capaz de perceber a natureza dos valores em jogo, estar atento ao que verdadeiramente interessa,discernindo que impactos nossas idéias e ações têm sobre as outras pessoas, e sobre o planeta, pois, não nos esqueçamos que vivemos um tempo em que nossas ações estão em vias de inviabilizar a vida no planeta.


Basketball
avatar
adeilton frança (Deinho)

Mensagens : 5
Data de inscrição : 21/07/2010
Idade : 37
Localização : Boa vista

Voltar ao Topo Ir em baixo

Re: ATIVIDADE 1

Mensagem  Maria Áurea em Sex 23 Jul - 21:33:53

Tendo em vista os avanços tecnológicos presentes em nossa sociedade a escola vem sentindo necessidade da incorporação da TIC’s no processo educacional, mas ao mesmo tempo surge a preocupação de como incorporá-las. Isto porque não basta só aprender a manusear as novas tecnologias, e sim usar as informações adquiridas em prol de uma sociedade mais solidária e menos predatória. É necessário que o cidadão utilize o acesso as mídias no seu processo de formação, evoluindo sua função crítica, autônoma, sendo capaz de discernir os valores positivos para si mesmo, para as outras pessoas e para o planeta.

Maria Áurea

Maria Áurea

Mensagens : 3
Data de inscrição : 21/07/2010

Voltar ao Topo Ir em baixo

novas formas de ver e viver no mundo conteporaneo

Mensagem  cristiano rocha em Sex 23 Jul - 21:55:35

Na contemporaneidade é impossível pensar ações voltadas para vida cotidiana e profissional, sem se pensar o uso de tecnologias. Desta forma a escola como meio historicamente constituído para transmissão de conhecimentos construídos no decorrer do desenvolvimento humano não pode passar sem viver e usufruir as ferramentas tecnológicas.

O uso cada vez mais frequente das tecnologias traz várias discussões em torno de seus usos para promover uma educação cidadã e emancipadora. Mas para que essa educação aconteça realmente é indispensável que seus profissionais busquem compreender como as novas tecnologias funcionam e como elas podem promover uma vida cidadã em uma sociedade cada vez, mas democrática e marcada por profundas transformações sociais.
Sem o uso de instrumentos tecnológicos fica impossível realizar um trabalho que busque realmente atingir os interesses dos jovens e das crianças em idade escola. Logo que o mundo das tecnologias sejam da comunicação ou em outras esferas fazem parte do cotidiano dos mesmos.

Cristiano Rocha e Sylony Samara Dantas de Melo
avatar
cristiano rocha

Mensagens : 1
Data de inscrição : 23/07/2010
Idade : 36
Localização : Ibitita

Voltar ao Topo Ir em baixo

A informática na educação

Mensagem  mara martins em Sex 23 Jul - 22:32:06

O cenário da primeira década do século XXI, é favorável a realização de conceitos, comportamentos e valores, e a ordem é competir, mas, nem sempre foi assim. Neste novo contexto não há lugar para o trabalhador desqualificado. Estamos na era das transformações, na qual a revolução tecnológica está determinando uma nova ordem socioeconômica nos mais variados campos da ação humana, principalmente na educação.

Diante deste contexto a informática na educação assume um papel preponderante, já que o analfabetismo digital tem se constituído uma barreira para o ingresso no mercado de trabalho transformado pelas novas tecnologias. "Então, se queremos uma tecnodemocracia, vamos precisar formar os sujeitos para isso. Precisamos pensar em alfabetização tecnológica para todos, pois quem não compreende a tecnologia não vai poder opinar sobre o que fazer com ela". (RAMOS,2009)

Observa-se que esta nova sociedade está fundamentada na realidade virtual em que o uso do computador deixa de ser visto apenas como brincadeira e passa a ser uma ferramenta imprescindível de aprendizagem e trabalho.

"A melhor forma de combater o apartheid digital a longo prazo é investir diretamente nas escolas, de modo que os alunos possam ter acesso desde cedo às novas tecnologias". ( BAGGIO apud RAMOS,2003)

Lucélio aqui vai o primeiro texto avaliativo do curso.
Ass.: Mara Martins

mara martins

Mensagens : 4
Data de inscrição : 20/07/2010
Idade : 42
Localização : Rua Manoel Quirino de Matos,nº07,Ibititá-Ba

Voltar ao Topo Ir em baixo

Re: ATIVIDADE 1

Mensagem  Renata em Sex 23 Jul - 23:20:35

No texto “Por que precisamos usar a tecnologia na escola?” Edla Ramos justifica o uso das TIC’s na escola, e ao mesmo tempo mostra de que forma devemos abordá-la. Segundo a autora as invenções sempre implicaram em mudanças de natureza diversa (social, econômica, etc.) e com as TICs não é diferente, sendo assim a escola não pode desconsiderar a sua existência, pois assim estaria alheia ao que acontece ao seu redor. Para ela cabe a escola trabalhar a alfabetização tecnológica (competência técnica) e a compreensão crítica sobre as tecnologias, sendo esta última de vital importância. Isto porque é essencial que os alunos consigam avaliar o uso que as pessoas fazem das tecnologias e o que podem fazer com ela, adquirindo assim uma postura crítica e autônoma diante das mesmas.

Renata Gomes

Renata

Mensagens : 4
Data de inscrição : 23/07/2010

Voltar ao Topo Ir em baixo

Tic na Educação

Mensagem  LUIZ FELIPE em Sex 23 Jul - 23:51:23

A escola enquanto preparadora da geração atual para o exercício da cidadania deve inserir o uso das mais novas tecnologias dentro do seu ensino.
Devemos considerar que para exercer a cidadania, é indispensável o desenvolvimento de habilidades necessárias ao ingresso no mercado de trabalho, o que não é formar mão de obra, é fomentar no educando a pontencialização de suas habilidades.
Temos um grande desafio em implantar uma nova consciência nas escolas sobre o processo de letramento digital. Apenas o uso das mídias ainda é muito pouco, mesmo esse processo estando incluso em toda sociedade. É preciso que o educador esteja engajado em tal processo e letrado digitalmente, pois a revolução na educação digital só irá acontecer concomitantemente entre educador, educando e a sociedade.


Luís Felipe e Rômulo Dourado.
avatar
LUIZ FELIPE

Mensagens : 1
Data de inscrição : 21/07/2010
Idade : 46
Localização : Rua Abilio M dourado - Ibititá

Voltar ao Topo Ir em baixo

As Tecnologias nos espaços escolares

Mensagem  elivane em Sab 24 Jul - 10:21:28

Diante do contexto atual é preciso que os professores repensem suas praticas educacionais, voltadas também para os avanços tecnológicos, no qual fazem parte da vida dos educandos. As novas tecnologias podem trazer uma ampla dimensão de conhecimentos para novas formas de aprendizagem, que o professor deve gerenciar.

As instituições educacionais não podem deixar de acompanhar os avanços das novas tecnologias, pois estariam sendo ultrapassadas e sequer conseguiriam acompanhar a nova geração neste contexto. Portanto, é necessário que a estrutura física da escola e os recursos sejam adequados, e os professores capacitados.

Sendo assim, o uso das novas tecnologias na educação, faz se necessário o profissional em educação inovar suas práticas e tentar incorporar o uso das tecnologias na sala de aula, proporcionando uma integração entre o ensino e aprendizagem.

Nélia Paula e Elivane

elivane

Mensagens : 2
Data de inscrição : 24/07/2010

Voltar ao Topo Ir em baixo

INTRODUÇÃO A INCLUSÃO DIGITAL

Mensagem  biquita em Sab 24 Jul - 11:50:35

Talvez o argumento mais pertinente no sentido de combinar melhor TICs e educação seja o da inclusão digital.Muitas vezes, entendemos por inclusão digital programas que apenas apresentam as TICs à população, em geral através de cursos mínimos,sem condições de garantir aprendizagem adequada. A inclusão digital mais promissora é aquela feita em ambientes educacionais corretos, como poderia ser a escola, em especial a alfabetização. Acresce a isso que as próprias TICs são alfabetização no sentido pleno do termo. As TICs não apenas facilitam acesso e interatividades. Elas são expressões próprias dessas habilidades. Daí a importância extrema de envolver as TICs em ambientes educacionais, não apenas para que estes se tornem,tecnologicamente corretos , mas também para que as plataformas tecnológicas significam novas oportunidades de aprender e formar-se.
TICs são hoje parte do direito de todos de aprender bem e permanentemente.
(DEMO, 2008)
O professor Pedro Demo faz a seguinte afirmação “com o avanço da web 2.0 congêneres, os ambientes virtuais de aprendizagem se enriqueceram notavelmente através de programas que facultam autoria, aproximando -se de dos desinderatos mais marcantes de processos educacionais:construção de autonomia /autoria.
De acordo com Demo o processo educativo é bastante beneficiado pela tecnologia de informação e comunicação,mas isso ainda não é foto. Veja o que Demo diz a respeito do uso dessas tecnologias na educação:”O desafio está mais para o lado educacional do que tecnológico, porque a pedagogia continua empacada em propostas tradicionais ,instrucionistas, sem falar que resiste a tornar-se tecnologicamente correta... a tecnologia não se cessa de inovar -se frenética e mercantilmente, enquanto a pedagogia continua dando aula”
O que podemos ver em muitas escolas e ouvir de muitos professores é que a inclusão digital ainda não é um domínio de todos, visto que os laboratórios de informática que muitas das escolas possuem na maioria das vezes não funcionam, muitas vezes por falta de pessoas habilitadas para manusear essas maquinas ou então por falta de manutenção.Asim as TICs continuam sendo algo externo e estranho ao ambiente escolar da aprendizagem e formação.



texto de: Clodoaldo Pereira Lucas,
Tatiano Pereira de Jesus e
Meirivaldo José Pereira

biquita

Mensagens : 4
Data de inscrição : 20/07/2010

Voltar ao Topo Ir em baixo

Tecnologia na Educação

Mensagem  geraldogg em Dom 25 Jul - 20:53:41

Vivemos numa sociedade em que o uso de computadores faz parte do cotidiano das pessoas. Esse uso integra os conhecimentos que envolve toda a capacidade humana, seja ela para o bem ou para o mal.
As mudanças dos tecnológicos provocam reações na economia,nas relações com o saber,nas relações de poder,nas relações entre os sujeitos.O abismo entre os conectados e os não conectados ainda é muito grande,especialmente na Região Nordeste, como afirma a autora e tende a aumentar se nada for feito no sentido de diminuir as disparidades sociais.
Por outro lado, esse curso,(TECNOLOGIA na EDUCAÇÁO), vai nos fornecer informações que irão ser de grande valia para o nosso dia dia, uma vez que teremos que adequar os conhecimentos adiquiridos com os novos que iremos construir durante esse processo,sem perder de vista a autocriticidade.
avatar
geraldogg

Mensagens : 3
Data de inscrição : 25/07/2010

Voltar ao Topo Ir em baixo

Tecnologia na Escola e na Sociedade

Mensagem  Marta Dourado em Seg 26 Jul - 14:11:09

TECNOLOGIA NA ESCOLA E NA SOCIEDADE

É sabido que o objetivo maior da escola é preparar o educando para a vida. Dessa forma, cabe á escola acompanhar as transformações e os avanços ocorridos na sociedade, para assim inserir o cidadão ao ambiente em que vive de forma igualitária e total.
Para que a escola não fique á margem de todos esses avanços tecnológicos faz-se urgente a promoção de políticas públicas voltadas para a inclusão digital de jovens carentes. Percebe-se que o acesso ás novas tecnologias para as camadas sociais mais baixas, só ocorrem no âmbito escolar, já que em casa este contato com o mundo digital quase não existe.
Campanhas e projetos de combate ao apartheid digital vem crescendo de forma expressiva, mas não satisfatória. Pesquisas mostram que a população brasileira conectada é na sua grande maioria das regiões Sul e Sudeste. Mesmo assim, as que moram em grandes centros urbanos, com um nível maior de escolaridade e logicamente da população branca.

Marta Dourado

Mensagens : 6
Data de inscrição : 26/07/2010

Voltar ao Topo Ir em baixo

tecnologia na escola e na sociedade

Mensagem  edileiamartins em Seg 26 Jul - 20:32:39

A tecnologia de suma importância nos dias atuais, pois a mesma possibilita ação que antes não eram possíveis. Há alguns anos, nem se imaginava que seria possível navegar pela internet, conversar em tempo real com pessoas que estavam do outro lado do mundo como se tivesse com telefone. Por conseqüência a tecnologia favoreceu a inclusão de pessoas de todas as etnias e classes sociais sem qualquer preconceito provocando uma interação social em massa por meio da navegação virtual. É assim, faz-se necessário a inclusão digital imediatamente das crianças de classe social baixa para que possam criar expectativas positivas para o futuro profissional e pessoal. Percebe-se hoje que um dos lugares favoráveis a essa inclusão digital é a escola que atualmente vem oferecendo esse acesso gratuito e orientado. Pois é necessário ter um formador capacitado para o cargo caso seja diferente, a inclusão à tecnologia não será de grande valor para o futuro dessas crianças que certamente precisara usar qualquer tecnologia nas suas vidas profissionais.

De:Edileia martins
avatar
edileiamartins

Mensagens : 3
Data de inscrição : 26/07/2010

Voltar ao Topo Ir em baixo

Tecnologia no cotidiano: desafios à inclusão digital

Mensagem  Rezana Dantas em Seg 26 Jul - 21:00:09

Este curso é muito importante é também um conjunto de políticas públicas, junto estaremos participando de um processo formativo sobre muitas tecnologias nos computadores.
É muito importante que aprendemos sobre tais mudanças na tecnologia de informação e comunicação. Precisamos mesmo é compreender a realidade em que atuamos e a planejar a construção no relacionamento, temos muitas possibilidades e poderemos encontrar novas respostas para muitas perguntas.
Faremos muitas leituras, assistiremos vídeos para navegar na internet publicaremos nossas idéias de tudo o que aprendemos no dia-a-dia. Precisamos muito é da pratica da tecnologia e mídias na prática pedagógica, forma muitas idéias nas tecnologias digitais. Familiarizar com recursos básicos do computador. Antes não tinha os recursos que temos hoje, era muito difícil, hoje em dia fica tudo mais fácil, vamos fazer projetos ter bastante concordância sobre os fatos com tudo à dúvida sobre como essa incorporação deve acontecer. Precisamos ter uma boa educação para a sociedade para o consumo ecologicamente sustentável. Estar empregado por um conceito de desenvolvimento predatório e dependente, não basta educar para a massa trabalhadora. É preciso educar para provocar indignação frente a aceitação conformista da relação tecnologia X.
Precisamos formar cidadãos aptos a construir uma sociedade solidaria, vamos ensinar cada geração que aprenda a dar valor a solidariedade. A educação para a solidariedade persistente se perspectiva como mais avanço, uso da tecnologia percebemos que vários momentos ocorreram mudança que revolucionou o mundo. Pense como o homem vivia antigamente. Analise hoje percebemos que entre os seus motivos, estava sempre invenção do homem para explorar a nossa capacidade de ação sobre o mundo. Em nossa realidade no meio da comunicação, temos industrial principal à máquina a vapor a criação de empresa.
A tecnologia vem desenvolvendo a cada dia em muitos setores de trabalhadores, é muito importante também considerar que a escola é um lugar especialmente adequado para que os alunos possam ter acesso desde cedo as novas tecnologias. Tentando mudar esta realidade o governo brasileiro muito recentemente lançou o programa para todos os alunos de escolas públicas de ensino fundamental para ter acesso à internet de banda larga até o final de 2010.
Vamos pensar que tenhamos realizadas estas tecnologias para todos, já pensou aluno de alfabetização escrevendo e lendo, sabemos que seria verdade demais, ter uma grande capacidade de ler uma página impressa do seu próprio nome. Sabemos que um cidadão precisa muito mais que isso, ele precisa decidir sobre o que quer ler e ter acesso às matérias que lhe interessa. Mas até de tudo precisa poder escrever com competência.
As técnicas são necessárias, mas não é o suficiente, é preciso muito mais para saber sobre a tecnologia. Compreensão de um instrumento tecnológico, ter compreensão técnica dos especialistas, ter compreensão do uso do instrumento, sendo capaz de avaliar julgar o instrumento proposto não por seus mecanismos pelas suas funções internas. É preciso fazer crescer a consciência de cada instrumento neste nível de compreensão o usuário passa naturalmente ser ator do projeto. Já em outras palavras as novas tecnologias mudam profundamente os meios de produção de consumo. Precisamos criar postura autônoma e críticas do aprendizado sobre a tecnologia, essa idéia dizendo que precisamos educar o sujeito, para que sejam crítico e ter a capacidade a cada evento em seu contexto biográfico e histórico.
Ser capaz de responder quais tecnologias, enfim ser capaz de recriar-se de recriar o mundo nas tecnologias. Ser cuidadosamente com a natureza.


Rezana Dantas

Mensagens : 1
Data de inscrição : 26/07/2010

Voltar ao Topo Ir em baixo

Re: ATIVIDADE 1

Mensagem  Conteúdo patrocinado


Conteúdo patrocinado


Voltar ao Topo Ir em baixo

Página 2 de 3 Anterior  1, 2, 3  Seguinte

Voltar ao Topo


 
Permissão deste fórum:
Você não pode responder aos tópicos neste fórum