INTRODUÇÃO A INCLUSÃO DIGITAL

Ir em baixo

INTRODUÇÃO A INCLUSÃO DIGITAL

Mensagem  biquita em Sab 24 Jul - 11:46:33

Talvez o argumento mais pertinente no sentido de combinar melhor TICs e educação seja o da inclusão digital.Muitas vezes, entendemos por inclusão digital programas que apenas apresentam as TICs à população, em geral através de cursos mínimos,sem condições de garantir aprendizagem adequada. A inclusão digital mais promissora é aquela feita em ambientes educacionais corretos, como poderia ser a escola, em especial a alfabetização. Acresce a isso que as próprias TICs são alfabetização no sentido pleno do termo. As TICs não apenas facilitam acesso e interatividades. Elas são expressões próprias dessas habilidades. Daí a importância extrema de envolver as TICs em ambientes educacionais, não apenas para que estes se tornem,tecnologicamente corretos , mas também para que as plataformas tecnológicas significam novas oportunidades de aprender e formar-se.
TICs são hoje parte do direito de todos de aprender bem e permanentemente.
(DEMO, 2008)
O professor Pedro Demo faz a seguinte afirmação “com o avanço da web 2.0 congêneres, os ambientes virtuais de aprendizagem se enriqueceram notavelmente através de programas que facultam autoria, aproximando -se de dos desinderatos mais marcantes de processos educacionais:construção de autonomia /autoria.
De acordo com Demo o processo educativo é bastante beneficiado pela tecnologia de informação e comunicação,mas isso ainda não é foto. Veja o que Demo diz a respeito do uso dessas tecnologias na educação:”O desafio está mais para o lado educacional do que tecnológico, porque a pedagogia continua empacada em propostas tradicionais ,instrucionistas, sem falar que resiste a tornar-se tecnologicamente correta... a tecnologia não se cessa de inovar -se frenética e mercantilmente, enquanto a pedagogia continua dando aula”
O que podemos ver em muitas escolas e ouvir de muitos professores é que a inclusão digital ainda não é um domínio de todos, visto que os laboratórios de informática que muitas das escolas possuem na maioria das vezes não funcionam, muitas vezes por falta de pessoas habilitadas para manusear essas maquinas ou então por falta de manutenção.Asim as TICs continuam sendo algo externo e estranho ao ambiente escolar da aprendizagem e formação.



texto de: Clodoaldo Pereira Lucas,
Tatiano Pereira de Jesus e
Meirivaldo José Pereira

biquita

Mensagens : 4
Data de inscrição : 20/07/2010

Voltar ao Topo Ir em baixo

Voltar ao Topo

- Tópicos similares

 
Permissão deste fórum:
Você não pode responder aos tópicos neste fórum