Introdução à Educação Digital
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Poste aqui o esboço do projeto elaborado pela dupla.

+21
Renata
Reginaldo Aquino
geovannyrelme
Hildean Bastos
matuzalem rodrigues
Olandes José de Oliveira
Maria Áurea
kaliandralima
edilane
ramon
uilmamarques
garlenes
daniladourado
dávylla
Noelma
geruditerocha
reinielma
adeilton frança (Deinho)
zuleide
cidaneiva
Lucelio Seixas
25 participantes

Página 2 de 2 Anterior  1, 2

Ir para baixo

Poste aqui o esboço do projeto elaborado pela dupla. - Página 2 Empty projeto pedagógico

Mensagem  janetepimenta1 Qui 16 Set - 22:45:41

TEMA: LETRAS E TINTAS, O BRASIL ATRAVÉS DAS ARTES
TÍTULO: Retrato do Sertão (Akarneiro)
Escola Municipal Rural Recife dos Cardosos
Público Alvo: 3º ano do ensino fundamental
Professora: Janete Cardoso Pimenta Vilela
Duração: 3 semanas

JUSTIFICATIVA:
- Sentindo a necessidade de resgatar a cultura popular da região e acreditando que a escola é um veículo com grandes poderes de transmissão de pensamentos e construção de conhecimentos optamos por esse projeto no qual apresenta propósito de aula a ser desenvolvida pelos alunos do 2º, 3º e 4º ano do Ensino Fundamental.

OBS. GERAL:
- Resgatar a cultura popular da nossa região conscientizando a comunidade sobre o quanto é importante para o bom aprendizado aluno.

OBJETIVO ESPECÍFICO:

- Conhecer a história de alguns poetas da região, valorizar os aspectos culturais da nossa região.

RECURSOS:
- Materiais Didáticos ( cartolina, guache e etc.);
- Textos Informativos;
- Dvd;
- Tela de alguns pintores;

ETAPAS PREVISTAS:
- Apresentação do projeto aos alunos;
- Levantamento de conhecimentos prévios;
- Aulas expositivas e explicativas;
- Confecções de telas;
- Cruzadinha;
- Leitura das telas;
- Produto final;
- Apresentação feita pelos alunos em um desfile envolvendo a comunidade.

Smile

janetepimenta1

Mensagens : 3
Data de inscrição : 16/09/2010

Ir para o topo Ir para baixo

Poste aqui o esboço do projeto elaborado pela dupla. - Página 2 Empty Re: Poste aqui o esboço do projeto elaborado pela dupla.

Mensagem  edilermando Qui 16 Set - 23:33:33



projeto pedagógico


TEMA: Letras e tintas, o Brasil através das artes
TÍTULO: Dona baratinha quer se casar, vamos festejar!
público alvo: turma do 2º ano
Escola: Rui Barbosa
Duraçao: 2 semanas

APRESENTAÇÃO:

A capacidade de ler, interpretar textos, ser letrado, autonomo, critico, inovador está sendo exido cada vez mais na sociedadse e no mercado de trabalho. E é percebido que os alunos chegam ao ensino médio apresentando imensas dificuldades de leitura, por isso a escola, deve fazer um trabalho diversificado e criativo com a leitura.
Nesse processo a literatura tem uma importância que vai além de ouvir história e a utilização da literatura como recurso pedagógico pode ser enrequecida e potencializada pela qualidade das intervenções do educador.


JUSTIFICATIVA:


Mais do que cumprir a proposta da secretaria da educaçâo em trabalhar com um tema literário e um autor conhecido, pensei em trabalhar uma temática que provocassem nos alunos o imaginário, o estímulo pela leitura e a escrita, de uma forma prazerosa e lúdica, por isso a ecolha do conto de dona baratinha da autora Ana Maria Machado.

OBJETIVO GERAL:

Desenvolver no aluno o prazer da leitura da escrita, a criticidade, a criatividade e o imaginário.

OBJETIVOS ESPÉCIFICOS:

Relacionar fatos da história com fatos do cotidiano;
Reconhecer personagens da história;
Desenvolver a autonomia e a auto estima;
Identificar falas dos personagens e autora;
Fazer a reescrita da história;

DESENVOLVIMENTO:

1ª etapa
criar um clima de suspense na hora da história colocando uma faixa dizendo "QUEM VAI CHEGAR AMANHÃ?"
fazendo um levantamento das hipótises dos alunos.
2ª etapa
apresentação da história, começar a contar a história tipo novela cada dia uma parte, começando a ilustração do livro, primeira parte e assim sucessivamente até terminar a história.
3ª etapa
atividades lúdicas:
listagem
caça palavras
cruzadinhas
ilustração
reescrita
texto lacunado
confecção do livro
dramatização

AVALIAÇÃO:

Será feita durante toda a trajetória do projeto através de registros, reescritas atividades e participação de toda a turma.
CULMINÂNCIA:

Será o desfile no dia 7 de setembro nas ruas da cidade.


Professores : Edilermando e Vânia

*




O casamento de Dona Baratinha:


Era uma vez uma baratinha que varria o salão quando, de repente, encontrou uma moedinha:

- Obá! Agora fiquei rica, e já posso me casar!

Este era o maior sonho da Dona Baratinha, que queria muito fazer tudo como tinha visto no cinema:

Então, colocou uma fita no cabelo, guardou o dinheiro na caixinha, e foi para a janela cantar:

- Quem quer casar com a Dona Baratinha, que tem fita no cabelo e dinheiro na caixinha?

Um ratinho muito interesseiro estava passando por ali, e ficou imaginando o grande tesouro que a baratinha devia ter encontrado para cantar assim tão feliz.

Tentou muito chamar sua atenção e dizer: "Eu quero! Eu quero!" Mas ele era muito pequeno e tinha a voz muito fraquinha e, enquanto cantava, Dona Baratinha nem ouviu.

Então chegou o , com seu latido forte, foi logo dizendo: - Eu quero! Au! Au!

Mas, Dona Baratinha se assustou muito com o barulhão dele, e disse:

- Não, não, não, não quero você não, você faz muito barulhão!

E o cachorrão foi embora.

O ratinho pensou: agora é minha vez! Mas...

- Eu quero, disse o elefante.

Dona Baratinha, com medo que aquele animal fizesse muito barulho, pediu que ele mostrasse como fazia. E ele mostrou:

- Não, não, não, não quero você não, você faz muito barulhão!

E o elefante foi embora.

O ratinho pensou novamente: "Agora é a minha vez!", mas...

Outro animal já ia dizendo bem alto: "Eu quero! Eu quero!"

E Dona Baratinha perguntou:

- Como é o seu barulho?

- GRRR!

- Não, não, não, não quero você não, você faz muito barulhão!

E vieram então vários outros animais: o rinoceronte, o leão, o papagaio, a onça, o tigre ... A todos Dona Baratinha disse não: ela tinha muito medo de barulho forte.

E continuou a cantar na janela:

- Quem quer casar com a Dona Baratinha, que tem fita no cabelo e dinheiro na caixinha?

Também veio o urso, o cavalo, o galo, o touro, o bode, o lobo, ... nem sei quantos mais.

A todos Dona Baratinha disse não.

Já estava quase desistindo de encontar aquele com quem iria se casar.

Foi então que percebeu alguém pulando, exausto de tanto gritar: "Eu quero! Eu quero!"

- Ah! Achei alguém de quem eu não tenho medo! E é tão bonitinho! - disse a Dona Baratinha. Enfim, podemos nos casar!

Então, preparou a festa de casamento mais bonita, com novas roupas, enfeites e, principalmente, comidas.

Essa era a parte que o Ratinho mais esperava: a comida.

O cheiro maravilhoso do feijão que cozinhava na panela deixava o Ratinho quase louco de fome. Ele esperava, esperava, e nada de chegar a hora de comer.

Já estava ficando verde de fome!

Quando o cozinheiro saiu um pouquinho de dentro da cozinha, o Ratinho não aguentou:

- Vou dar só uma provadinha na beirada da panela, pegar só um pedacinho de carne do feijão, e ninguém vai notar nada...

Que bobo! A panela de feijão quente era muito perigosa, e o Ratinho guloso não devia ter subido lá: caiu dentro da panela de feijão, e nunca mais voltou.

Dona Baratinha ficou muito triste que seu casamento tenha acabado assim.

No dia seguinte, decidiu voltar à janela novamente e recomeçar a cantar, mas...

Desta vez iria prestar mais atenção em tudo o que era importante para ela, além do barulhão, é claro!

- Quem quer casar com a Dona Baratinha, que tem fita no cabelo e dinheiro na caixinha?





edilermando

Mensagens : 2
Data de inscrição : 20/07/2010
Idade : 55
Localização : Rua 13 de Maio

Ir para o topo Ir para baixo

Poste aqui o esboço do projeto elaborado pela dupla. - Página 2 Empty Aprendendo através da arte

Mensagem  elaide Dom 19 Set - 16:30:50

"Arte é como mágia, precisa emocionar, imaginar e interpretar a sua maneira"

Justificativa: O projeto visa o interesse e apreciação dos alunos e alunas pela arte, através de algumas atividades relacionadas a ela. o presente projeto trabalha com o resgate da cultura literária por meio da arte reteatando a cultura de um povo, prevê, ainda uma integração com as escolas municipais.

Objetivos:

1- Conhecer o artista e ou escritor e o contexto histórico de suas obras;
2 - Desenvolver a criatividade de cada aluno;
3 - Integrar o aluno ao convívio cultural através das artes;
4 - Promover atividades artísticas baseadas nas temas tralhados;
5- socializar os trabalhos feitos na sala de aula.

Sugestões de atividades:

1. Apresentar aos alunos algumas telas do artista, investigando se eles já viram algumas daquelas obras, se sabem quem pintou, quando foram feitas, que assuntos retratam etc.
2. Organizar os alunos em grupos para uma leitura imagética do auto-retrato de Van goge.
3. Propr que cada aluno criasse sue auto-retrato, tendo como referência o próprio pintor, um colega ou ele próprio.
4. fazer interpretação de imagem e complementação da mesma cada um à sua maneira.

Resultados esperados:

1. Dar oportunidade aos alunos e comunidade em geral de conhecer a cultura através das artes.
2. Insentivar novos talentos através de premiações e exposição dos trabalhos feitos pelos alunos.

Avaliação:
Foi feita por meio de um desfile de 7 de setembro expondo para toda comunidade escolar e extra escolar o trabalho realizado em cada escola e em cada classe.


elaide

Mensagens : 4
Data de inscrição : 21/07/2010

Ir para o topo Ir para baixo

Poste aqui o esboço do projeto elaborado pela dupla. - Página 2 Empty PINTANDO O SETE ATRAVÉS DA ARTE

Mensagem  jurema Seg 20 Set - 0:05:57

JUSTIFICATIVA: A arte é um dos acontecimentos mais importante da humanidade, através da mesma podemos identificar costumes de um povo. Vivemos em um mundo de imagens, com muitas informações que percebemos pelos vsentidos, e conhecê-las pode nos ajudar a compreender melhor o mundo à nossa volta.
atrelados a esse fato, tentaremos trabalhar a leitura e escrita através da arte visual e ou musucal, dando uma maior atenção a arte visual, com o intuito de despertar o gosto e interesse pela arte.

OBJETIVOS:

* Conhecer um pouco do artista e o contexto histórico de suas obras;
* Desenvolver a criatividade de cada aluno;
*integrar o aluno ao convívio cultural através das artes plásticas;
* Participar das atividades artísticas baseadas na temática trabalhada;
* Valorizar o trabalho dos colegas;
* Socializar os trabalhos feitos na sala de aula;

SUGESTÕES DE ATIVIDADES:

* Apresentar aos alunos algumas imagens de telas do artista Aldemir Martins, investigando se eles já viram uma pintura em tela, se sabem quem pintou, quando foram feitas, que assuntos retratam, etc.
* apresentar uma tela reproduzida pela professora, para que façam uma leitura imagética.
* apresentar algumas músicas em cd para que os alunos escolham uma para interpretar através de desenho (sabiá laranjeira de Dércio Marques).
* dividir em grupos, onde cada grupo desenhará uma pare da música, bem como os animais que aparecem na música.
* Os alunos farão apresentação dos seus trabalhos para a turma.

TEXTO TRABALHADO:

Sabiá Laranjeira
(Juraildes da Cruz/Dércio Marques)


Vou pro campo
No campo tem flores
As flores têm mel
E mais de noitinha
estrelas no céu
O céu da boca da onça é escuro
Não cometa, não cometa, não cometa furo
Pimenta malagueta não é pimentão
Vou pro campo
acampar no mato
No mato tem pato, gato e carrapato
Canto de cachoeira
Dentro d'água pedrinhas redondas
Quem não sabe nadar
não caia nessa onda
A cachoeira é funda e afunda
Não sou tanajura mas eu crio asas
e com os vagalumes eu quero voar
O céu estrelado hoje é minha casa
e fica mais bonita quando tem luar
Quero acordar com os passarinhos
Cantar uma canção com o sabiá
Quero acordar com os passarinhos
Cantar uma canção com o sabiá
Dizem que verrugas são estrelas
que a gente aponta
Que a gente conta antes de dormir
Eu tenho contado
mas não tem nascido
Isto é história de nariz comprido
Deixe de mentir
Os sete anões pequeninos
Sete corações de meninos
A alma leve
São folhas e flores ao vento
O sorriso e o sentimento
Da Branca de Neve
Não sou tanajura...sabiá
Não sou tanajura...sabiá
Quero acordar com os passarinhos
cantar uma canção com sabiá (2 X)
Sabiá Laranjeira
Ouço o teu cantar bem leve
Eu saí te procurando, mas a noite foi chegando
E eu me perdi no deserto!

AVALIAÇÃO:

Será realizada durante todo o processo educacional, através de observações, registros entre outros no decorrer das aulas.

CULMINÂNCIA:

Será realizada em uma apresentação a toda cumunidade no 7 de setembro em desfile pelas ruas da cidade.

Projeto elaborado e execultado pela professora Jurema Araújo de Oliveira, no 2º ano do Ensino Fundamental I da Escola Hermano Marques Dourado.
jurema
jurema

Mensagens : 5
Data de inscrição : 20/07/2010
Idade : 47
Localização : Ibititá

Ir para o topo Ir para baixo

Poste aqui o esboço do projeto elaborado pela dupla. - Página 2 Empty Re: Poste aqui o esboço do projeto elaborado pela dupla.

Mensagem  Conteúdo patrocinado


Conteúdo patrocinado


Ir para o topo Ir para baixo

Página 2 de 2 Anterior  1, 2

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos