Introdução à Educação Digital
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

projeto de Luciana

Ir para baixo

projeto de Luciana  Empty projeto de Luciana

Mensagem  garlenes Sáb 4 Set - 21:43:12

PROJETO DE LEITURA
A leitura é uma habilidade humana que segundo Paulo Freire (1997), precede a escrita- só pode ser escrito o mundo que foi anteriormente lido- e está intimamente relacionada com o sucesso acadêmico do ser que aprende e contrariamente, à evasão escolar (SILVA, 2002).
Colégio: Eufrásio Vilela Dourado
Professora: Luciana Bastos Machado
Público Alvo: alunos da sétima séries B, C, D e sexta série E
Disciplinas: Língua Portuguesa e Artes
Tempo Previsto: 30 dias
Tema: Viajando através da Leitura Literária
Título:Letras e Tintas: O Brasil através das Artes

Apresentação
O presente projeto Viajando através da Leitura Literária partiu da necessidade de se perceber que os alunos não têm muito contato com as obras Literárias. Obras estas que ajudará os discentes a ter conhecimento da Literatura regional e brasileira para que os mesmos compreendam o mundo que os cerca.

Justificativa
Vivemos hoje em um mundo cheio de novas tecnologias, conseqüência de uma cultura globalizada. Essas informações nos chegam de maneira rápida e dinâmica, proporcionando assim, acomodação no desejo de ler livros literários e ampliar os nossos conhecimentos.
Dessa forma, surge o projeto de leitura resgatando a literatura a partir de grandes escritores despertando assim o gosto e o prazer de ler, que transforme os alunos não-leitores em leitores ativos, permitindo assim fazer dos momentos de leitura um momento de verdadeira metamorfose.

Objetivos Específicos
• Despertar ou aprofundar no aluno o gosto e o prazer pela leitura do texto literário, particularmente as narrativas;
• Suscitar nos estudantes o gosto e o desejo pela leitura;
• Conhecer e realizar análises de obras do autor em questão, fazendo análises da linguagem, reflexões metalingüísticas, tipos de diálogos;
• Reconhecer a língua e suas variantes como forma de expressão e identidade dos grupos sociais e da época em foco;
• Conhecer o pano de fundo social e político do Brasil através das obras estudadas e sua conseqüência na expressão literária;
• Sensibilizar e estimular o aluno para as artes literárias e dramáticas;
• Perceber as diferenças entre textos literários e não-literários (linguagem conotativa e denotativa);
• Comparar textos literários, observando as linguagens verbais ou não-verbais, analisando os recursos expressivos de cada um deles.
Atividades Propostas
O projeto contará com a realização de diversas atividades como, por exemplo:
• Rodas de Leitura;
• Dramatização;
• Vídeo com as obras literárias;
• Pesquisa de biografias dos autores estudados;
• Leitura e interpretação de poemas dos autores estudados;
• Reconhecer dentro dos poemas lidos as figuras de Estilos;
• Documentários sobre o Romantismo e Arcadismo (Artes)
• Resumos das correntes: Parnasianismo, Simbolismo e Pré-Modernismo;
• Resumo de uma das obras dos autores estudados;
• Reprodução das obras literárias dos artistas renomados (Artes).

Avaliação
A avaliação do projeto será de forma processual e contínua ao longo da realização das atividades, através do registro escrito e em fotos. Basketball

garlenes

Mensagens : 4
Data de inscrição : 21/07/2010

Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos